Prefeito e secretária de Saúde de
Guairaçá visitam Unidade Morumbi
O prefeito de Guairaçá, Marcelo Alves de Oliveira, o Marcelo da Saúde, e sua secretária de Saúde, a ex-prefeita Janeslei Amadeu, visitaram a Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí, onde foram recebidas pelo diretor-geral do hospital, Héracles Alencar Arrais. “Foi uma excelente visita. O prefeito Marcelo sabe muito sobre saúde e as dificuldades que o setor enfrenta. A secretária, que já foi prefeita, sempre acompanhou a luta da Santa Casa. Eles garantiram total apoio do município de Guairaçá para que esta Unidade entre em funcionamento o mais breve possível”, disse Arrais logo após a visita.
A secretária Jane diz que a Santa Casa sempre esteve de portas abertas para Guairaçá, atendo os pacientes da cidade com muita dignidade. “Este hospital é muito importante para toda a região, especialmente para os municípios menores, que são maioria na Amunpar”, disse ela.
Para o prefeito e a secretária de Guairaçá, a expectativa é que com a entrada em operação da nova unidade hospitalar, sejam zeradas as filas de cirurgias. “A demanda é grande. Só ontem atendi oito pessoas que estão à espera de uma cirurgia. Mas com a pandemia da Covid, elas estão suspensas. Mas, assim que a pandemia for controlada, precisamos retomar as cirurgias eletivas e a nova Unidade pode dobrar a capacidade da Santa Casa em relação às cirurgias”, sublinhou a secretária.
Questionada se o município de Guairaçá estava disposto a participar da parceria para viabilizar o financiamento do custeio do hospital, a secretária Jane respondeu que o prefeito Marcelo “sabe tudo de saúde, das necessidades do setor e com certeza vai participar deste esforço”.
Para Arrais, a visita, na semana passada, foi importante para que o prefeito e a secretária conhecessem a estrutura da Unidade Morumbi e seu potencial. Mas, ressalva ele, como esta unidade será 100% SUS haverá a necessidade de ajuda do Estado e dos municípios. “Fiquei impressionado com a boa vontade demonstrada pelo prefeito Marcelo, que já foi secretário de saúde e por isso conhece a fundo o sistema e sabe que só com os recursos do SUS não dá para manter as portas do hospital abertas”, finalizou o diretor da Santa Casa.