Segunda de carnaval será compensação do domingo trabalhado em dezembro

Publicado em 05 de fevereiro de 2021

Tradicionalmente o comércio de Paranavaí não funciona no dia 2 de janeiro e nem na segunda-feira de carnaval. Estas datas normalmente são reservadas para compensar o dia 14 de dezembro, aniversário da cidade, e o último domingo antes do Natal, quando o comércio funciona normalmente. Neste ano, a segunda-feira de carnaval estará compensando o domingo do dia 20 de dezembro. Estas situações de compensações há muitos anos fazem parte do acordo coletivo de trabalho, celebrado entre os sindicatos do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar) e dos Comerciários (Sindoscom).Foi este esclarecimento que a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí apresentou à Administração Municipal, que questionou a entidade sobre a possibilidade de suspender o ponto facultativo na segunda e terça-feira de carnaval, dias 15 e 16, como vários municípios estão fazendo.

Embora alguns lojistas se manifestaram pela abertura do comércio nos dias de carnaval, até para compensar as dificuldades do ano passado, a maioria entendeu que o funcionamento neste período poderia gerar prejuízos, pois teriam gastos com água, energia elétrica, material de expediente, de limpeza etc e os consumidores, acostumados com o comércio fechado nestas datas, poderiam não sair às ruas para fazer compras.

Além destas questões práticas, haveria a necessidade de comerciantes e comerciários realizarem assembleias no âmbito de seus sindicatos para promover alterações no acordo coletivo de trabalho para evitar problemas legais no futuro, como pagamento de horas extras e outras indenizações. Só assim o comércio poderia funcionar no carnaval sem futuras consequências.

Com base nestas informações, a Prefeitura optou em manter o ponto facultativo e fez apenas uma mudança: os órgãos municipais retornarão às atividades na Quarta-Feira de Cinzas às 8 horas e não mais ao meio-dia como estava previsto anteriormente.

PANDEMIA – A motivação para que prefeitos e governadores suspendessem a ponto facultativo do carnaval é o temor que a população aproveite o feriado para promover aglomerações com festas e reuniões familiares e mesmo promoções clandestinas, facilitando a propagação do vírus da Covid-19.

A Diretoria da ACIAP está orientado seus associados e a população a aproveitar o feriado prolongado para promover o isolamento social e assim conter a circulação do coronavírus. Sem necessidade de locomoção para trabalho ou estudo, os quatro dias devem ser aproveitados para descanso e a permanência em casa, segundo a direção das Associação Comercial.  E se tiver que sair, que o faça com máscara, usando álcool em gel e respeitando o distanciamento social.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.