Que se escolha bem

Publicado em 22 de outubro de 2020

 entre o mais e o menos ou o melhor e o pior

Por Renato Benvindo Frata
Fugindo da explicação filosófica,
Escolha consiste em julgamento de méritos das múltiplas opiniões e a seleção de uma dela, a nos propor ação. É o exercício da análise para a busca de um resultado que tanto pode ser satisfatório, como gerador de remorsos.As eleições que se aproximam – nesse nosso processo eleitoral em que inúmeros candidatos se apresentam na disputa de um cargo a prefeito e de dez cargos a vereador (em Paranavaí) – bem traduzem o que querem dizer os filósofos a respeito de Escolha; e os dicionários também, como por exemplo, o ato de escolher; a seleção entre homogêneos; a possibilidade de selecionar uma coisa entre duas ou mais; a opção livre de agir; a preferência por isso ou por aquilo; a capacidade de avaliação que a possibilita; o discernimento; o bom gosto.

Para a escolha, todavia, questionamentos nascem como varetas de guarda-chuva que concentradas em uma base – a consciência, se espalham em raios na outra extremidade – com a ênfase da dúvida de como proceder à escolha. E aí chegam perguntas de como escolher entre os que se apresentam, como quais atributos individuais a avaliar? 

  • Quais indicadores de personalidade seguir como o grau de escolaridade, a facilidade de comunicação, a postura diante de um compromisso?
  • Que análise fazer da vida pregressa do indivíduo, como tem se portado nos negócios, como é sua perspicácia na profissão, na utilização da ética?
  • O que apreciar de sua conduta pública e familiar, seu comportamento social, sua maneira de ser?

Essas e muitas outras questões pedem reflexão profunda e seriedade que nos levarão a outro exercício: o de comparação entre “O MAIS E O MENOS, OU O MELHOR E O PIOR” assinalados ao lado dos quesitos que queremos respondidos de cada um dos candidatos, pois sairá desse exercício a resposta e a certeza que nos farão teclar, na urna, os números que os representam.

Votar é fácil. Saber votar, no entanto, dando à nossa consciência o sossego de ter feito a escolha certa para não sentir remorsos amanhã, é o problema. 

Que tal praticarmos o exercício sugerido?

 

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.