Aumento dos servidores da Câmara: De Pilatos a vilão

Publicado em 03 de maio de 2013

O projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Paranavaí concedendo reajuste de 30% aos servidores da Casa, por iniciativa da Mesa Diretora do Poder Legislativo, agora causa incômodo no Poder Executivo.
Além das críticas por conta do índice de aumento (considerado alto), de ter sido aprovado em sessões extraordinárias às 8 horas da manhã e de o Observatório Social de Paranavaí estar questionando, tendo inclusive acionado o Ministério Público, o prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB) se vê a volta com outros problemas com esta PL.
Primeiro, ele estava com tendência a não sancionar a lei, mas também não a vetaria, deixando o problema com o presidente da Câmara, Mohamad Smaili (PMDB), que poderia promulgá-la.
Posteriormente, Rogério pensou em devolver a lei com um ofício explicando que a mesma tinha pontos inconstitucionais. Mas, da mesma forma, lavaria as mãos.
Orientado pela sua assessoria jurídica de que a promulgação da lei pelo Poder Legislativo poderia trazer sérios problemas no futuro, Rogério agora tende a ser o carrasco dos servidores do Legislativo e deve vetar a lei, o que pode ser derrubado.
O prefeito estaria optando pelo veto porque, uma vez promulgada a lei, servidores da Prefeitura poderiam buscar na Justiça a equiparação salarial nas funções equivalentes. Esta equiparação poderia inviabilizar o Executivo, que não teria dinheiro para honrar a folha de pagamento. E, mesmo que tivesse, desrespeitaria a Lei de Responsabilidade Fiscal, que fixa teto para as despesas com salários. Esta possibilidade também teria reflexo no Instituto de Previdência Municipal, pois servidores se aposentariam com um valor pelo qual não contribuiu (o tempo que o caso ficaria em discussão na Justiça).
Mas o veto ainda não é favas contadas. Na próxima semana deverá haver negociações para encontrar uma solução. E se o veto acontecer, ele será submetido ao plenário da Câmara, com forte tendência à rejeição.

Alda - 391x69

2 comentários sobre “Aumento dos servidores da Câmara: De Pilatos a vilão

  1. Ou seja, em outras palavras, os “legisladores” enfiaram os pés pelas mãos. Fizeram “caca”. Faltou conhecimento ou responsabilidade? O prefeito tem mais que vetar. O dinheiro é do público, e não “da sogra”. O MS e sua “equipe” que descasque o abacaxi. Que se responsabilize publicamente por seus “atos”.

  2. Nossos Munícipes olha como está a nossa Câmara Municipal!
    Isso é uma vergonha o que está acontecendo, vamos acordar!!!!!!!!!!!!!!
    Autorização de horas extras para funcionários que não tinham essa prática na gestão passada;
    Viagens para Goiânia;
    Diárias de assessores;
    Pintura da Câmara;
    Troca do ar-condicionado sem necessidade;
    Porta de vidro;
    Motorista da Câmara indo almoçar com o carro e andando com os assessores na cidade, levando amigo do diretor para casa fazendo do carro um taxi;
    Comissão para todos os funcionários concursados;
    Aumento de 100% no tique alimentação;
    Viagens de assessor com vereador, isso não existia na Gestão anteriores;
    O Diretor da Câmara tendo 50% de aumento? sendo protegido pelo seu indicador, plantador de mandioca da região.
    Precisamos fiscalizar a nossa CÂMARA MUNICIPAL, MEU POVO………

    Comentar ↓

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.