A Santa Casa de Paranavaí recebeu 170 litros de álcool em gel produzidos pelo campus local do Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio de dois projetos do Curso de Licenciatura em Química. Os recursos para a fabricação do produto foram do próprio Instituto, através de projetos voltados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.
Para envasar o produto, os professores contaram com o apoio do Suco Prat’s, que doou os frascos de 1,7 litro cada. No total, o hospital recebeu 100 frascos do álcool em gel.
Os projetos foram conduzidos pelos professores Gláucio Testa e Ana Gaspari, ela coordenadora do curso de Química. Também participaram dos projetos os professores Vanessa Olher, José Teixeira, Luiz Carlos Figueiredo, Alexandre Avincola, Eloilson Domingos, Tatyane Fernandes e o técnico em Química Marcelo Pinheiro Ribeiro.
Desde que começou a pandemia, a Santa Casa tem enfrentado um déficit financeiro por conta da elevação das despesas e redução das receitas. O crescimento das despesas deve-se principalmente pela elevação do uso e dos preços de equipamentos de proteção individual (máscaras, luvas, aventais, gorro etc) e de produtos de descontaminação e desinfecção, como é o caso do álcool.
Por isso, a Diretoria do hospital, através dos servidores que foram buscar o álcool no campus, Eduardo Panta, do setor de Manutenção, e Fernando Torres, do Patrimônio, manifestaram a gratidão ao Curso de Química do IFPR pela doação, já que o produto é essencial e largamente utilizado neste período de pandemia.