Santa Casa muda o modelo do boletim sobre a Covid-19

Publicado em 31 de julho de 2020

A Santa Casa de Paranavaí muda, a partir deste sábado, o modelo do boletim informativo sobre os pacientes de Covid-19 (ou suspeitos) internados no hospital. O novo modelo manterá as informações estatísticas: número de internamentos, altas e óbitos relativos as últimas 24 horas, a ocupação da UTI e da enfermaria exclusiva para o coronavírus, bem como o número de pacientes suspeitos, confirmados e descartados. Além deste boletim, uma vez por mês será divulgado um resumo geral, com os números acumulados, desde que a Ala Covid começou a funcionar.

O novo modelo de boletim foi apresentado pelos setores de Comunicação & Marketing e de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e aprovado pelo Comitê de Contingência da Covid do hospital, que tem a participação de diretores técnicos e administrativos, representantes do corpo clínico e da enfermagem. A mudança teve a aprovação também da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Para o diretor-geral do hospital, Héracles Alencar Arrais, o modelo de boletim agora suspenso cumpriu com sua função de dar transparência às ações do hospital sobre o atendimento dos casos de Covid. “Foram quase quatro meses com boletins diários, a maior parte do tempo inclusive aos domingos. A Santa Casa preza pela transparência, mas com a suspensão de visitas e os muitos boatos que surgiram a época, optamos por um modelo mais detalhado. A fase de rumores passou e vamos fazer como a grande maioria dos hospitais brasileiros estão fazendo, emitir um boletim resumido”, diz ele.

A exceção será para os registros de óbito. Nestes casos as informações serão detalhadas com sexo, idade, comorbidade (se houver) e a cidade do paciente.

Arrais lembra que a Santa Casa sofre com a escassez de profissionais e muitos deles estão esgotados. Para emitir o boletim detalhado são vários profissionais, como médicos da UTI, equipe da CCIH, da Segurança e Qualidade, do Marketing etc, porque é um documento oficial e todas as informações têm que ser checadas. No novo formato, é muito mais rápido e mantém a transparência”. O diretor cita que a equipe, embora eficiente, é pequena e é preciso manter outros trabalhos do hospital. “O hospital continua funcionando normalmente, com pessoas internadas, fazendo cirurgias de emergência, a maternidade atuando, e a UTI adulta e neonatal com pacientes internados. Isto exige profissionais 24 horas por dia”, arremata ele.

NÃO É HORA DE BAIXAR A GUARDA – Médicos que atuam na Ala Covid dizem que, apesar de haver uma redução no número de internamentos na Santa Casa, o momento ainda é muito delicado e que não é hora de baixar a guarda. Os profissionais explicam que que o vírus da Covid continua circulando e que é ilusório acreditar que Paranavaí poderá se transformar numa ilha em relação a Covid.

Em recente entrevista, a infectologista responsável pela Ala Covid, Gislaine Erédia Araújo, reconheceu que há uma certa angústia da população depois de tanto tempo de distanciamento social. E que esta situação tem levado à população a um certo descuido. “Tem famílias se reunindo, fazendo churrasquinho em casa. O resultado disso é que temos tido pessoas de uma mesma família internadas”, disse ela na ocasião, reforçando a necessidade de manter o distanciamento social.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.