DOAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS: superação acontecerá com solidariedade e fraternidade, diz presidente da OAB

Publicado em 09 de julho de 2020

OAB do Paraná doou 00 testes de Covid para a Santa Casa.
Eles são importantes na prevenção da disseminação da doença

Santa-51A superação deste momento em que o país vive uma grave crise sanitária, com a pandemia do novo coronavírus, a Covid-19, acontecerá com solidariedade e fraternidade. Esta é a opinião da presidente da Subsecção da OAB de Paranavaí, Célia Zanatta e foi manifestada no final da manhã desta quinta-feira (09) ao fazer a entrega de 200 testes rápidos de Covid à Santa Casa de Paranavaí. Ela representou a Seção Estadual da OAB e o Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), que conduzem a campanha Advocacia Contra a Pandemia, e que foram responsáveis pela aquisição e doação dos testes ao hospital.

Segundo ela, a campanha não terminou, o que abre a possibilidade de num segundo momento haver outras contribuições. “A campanha continua. Isto é só o início. A gente espera que não precise mais (de testes) e que mais à frente a gente pode estar definindo um outro material, porque o momento pede isso. O momento é difícil e a gente tem que superar. E a superação vai acontecer com solidariedade e fraternidade”, assinalou Zanatta.

Ao lado do ouvidor da Subseção, Jayme José de Souza, a presidente agradeceu a OAB Paraná, através do presidente Cássio Telles e a vice-presidente Marilene Winter, que está acompanhando pessoalmente a mobilização dos advogados, e ao IAP, “que não tem medido esforços para o sucesso desta campanha”. 

Ao fazer a entrega dos testes ao presidente do hospital, Renato Augusto Platz Guimarães, Zanatta lembrou que a instituição “é muita séria e tem feito um trabalho excelente, um trabalho exemplar para Paranavaí e a região”. Ela lembrou que a cidade enfrentou um surto num frigorífico de aves, que foi controlado. “Embora estejamos recebendo pacientes de outras regiões, hoje Paranavaí é um exemplo, com o trabalho também da Secretaria Municipal de Saúde, nosso Poder Executivo, que tem realizado um trabalho muito bom. Nós agradecemos e queremos participar e ajudar na medida do possível”, arrematou.

PREVENÇÃO – O presidente Renato Guimarães enalteceu o espírito solidário dos advogados e garantiu que é este comportamento que tem minimizado os problemas financeiros da Santa Casa. “A ajuda que recebemos de empresas, particulares e instituições como a OAB têm sido fundamentais para a manutenção da Santa Casa. Esta doação demonstra que os advogados reconhecem o trabalho dos profissionais que estão na linha de frente, se expondo para garantir o tratamento aos pacientes do coronavírus. Somos muito grato a Ordem e aos advogados paranaenses por terem se lembrado do nosso hospital. Trabalhamos para poder continuar merecendo a confiança de todos”, disse ele, que recebeu os testes junto com o diretor-geral administrativo Héracles Alencar Arrais e a coordenadora do laboratório da Santa Casa, Jodelli Rocha Dotta.

Arrais explicou que “a doação é muito importante, não só para a Santa Casa, mas para o sistema de saúde da região. Estes testes vêm em boa hora, pensando em prevenção, porque quando você testa uma pessoa e dá positivo já isola ela. O grande problema da pandemia da Covid é a contaminação. (…) O problema é se a pessoa não sabe está com o vírus, porque, involuntariamente, contamina outras pessoas disseminando a doença. Então este teste vem ao encontro com a necessidade de toda a população”.

O diretor agradeceu a OAB local e a Estadual. Lembrou que a subseção de Paranavaí é parceira da Santa Casa e tem participado de suas campanhas e promoções para arrecadar recursos. “A gente agradece muito e pede a Deus a proteção a todos que tem nos ajudado. Precisamos desta proteção divina porque esta doença é séria, precisamos manter este afastamento social e isolamento quando a pessoa está contaminada. E o uso de máscaras, lavar as mãos é fundamental. As vezes é uma coisa simples. Mas pode salvar vidas. O momento é de união de todos”, encerrou Arrais.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.