Festa com dinheiro público

Publicado em 30 de abril de 2013

O assunto vinha sendo comentado, à boca pequena, nos bastidores políticos, desde a semana passada. Mas agora à noite, em seu telejornal, a RPCTV abordou o assunto: os vereadores aprovaram projeto de lei de autoria da Mesa Diretora da Casa concedendo aumento de 30% aos servidores da Câmara Municipal de Paranavaí, em sessões extraordinárias realizadas às 8 horas da manhã de quarta e quinta-feira da semana passada.
Hoje o Observatório Social esteve se informando do assunto e disse que na quinta-feira entrará com questionamento no Ministério Público.
Em entrevista à RPC, o presidente da Câmara, Mohamad Smaili (PMDB), disse que tem servidores que está há 5 anos sem receber aumento. Alegou que o aumento está sendo concedido “com transparência e tranquilidade”.
O termo “transparência” soa irônico, já que nas sessões extraordinárias não têm plateia e não são transmitidas pelas emissoras de rádio.
Sobre 5 anos sem aumento também se questiona, já que o principal beneficiado seria o diretor geral da Casa, Genécio Feuser (PMDB) , nomeado em março.
Para o aumento ser consumado, em níveis que não se vê nem na iniciativa privada, nem na administração pública nos últimos anos, ainda depende da lei ser sancionada pelo prefeito Rogério Lorenzetti.
Segundo os comentários, este é o primeiro passo para elevar, em seguida, o salário dos próprios vereadores.

Alda - 391x69

18 comentários sobre “Festa com dinheiro público

  1. Segundo consta muitos dos servidores até mereceriam este aumento, mas só que os reais favorecidos seriam um número reduzido de servidores que receberiam um adicional de produtividade de 50 e 20%, estes mesmo servidores há mais ou menos dois anos atrás receberam um aumento de 67,31%, o que na época causou desconforto já que o restante não recebeu o mesmo percentual de aumento. Os Servidores tiveram um aumento muito bom no ano passado, mais a grande maioria não faz jus ao salário, pois nem todos são empenhados no trabalho e no horário.
    Dar adicional para uma pessoa exercer a função para a qual concorreu chega ser imoral, o certo seria trabalhar as sete horas diárias, não faltar, conversar menos nas salas e não fazer hora extra. Trabalhar é a obrigação de quem recebe dos cofres públicos já que o dinheiro é dos nossos impostos. Ministério Público deve fiscalizar e o Observatório investigar e fazer jus ao seu papel diante das irregularidades. Valeu observatório.

  2. Gostaria de saber se todos os vereadores concordaram com esse aumento, pois espero que o que eu confiei o meu voto não esteja a favor desse comportamento absurdo de fazer essa votação em sigilo, pois se isso aconteceu com esse aumento, eu que tinha a esperança de camara renovada e transparente, infelizmente acho que o poder quando sobe na cabeça todos acabam sendo igual … que pena vereadores que exemplo, quando é para o seus própios beneficios votam na surdina, se fosse para o beneficio da população, dariam entrevista nas radios, nos jornais, enfim, e agora o que vão falar para população ja que ja agiram como se age pessoas ma intencionada. que pena.. que pena mais uma decepção

    • muio bem colocada as suas palavras, isso mesmo, já que é para seu beneficio próprio votam em surdina, já que é para população quem aparecer na imprensa escrita e falada, como toda demagogia, dizendo que não tem condições, e tal cositas mas! ah para com isso!

  3. Esta é a nova Câmara? Estes são os independentes? Estes que iriam moralizar o Poder Legislativo?
    Só queria entender.

  4. Essa frase não é minha ok? “Maldito é o homem que acredita no homem”. Políticos? Classe desacreditada ou estou errado?

  5. Agora é a hora de ver quem tem garrafas vazia pra vender não é mesmo ? São somente 10 vereadores e que lado eles irão ficar? Não acredito em nenhum. Uma coisa é vc estar fora do poder e outra é vc estar dentro, certo?

  6. Cade a relação dos vereadores que votaram isso…. Pode-se até dar aumento, mas espera ai porque neste caso envolve dinheiro público e nada pode acontecer desta forma. Outra coisa é dizer que faz 5 anos que não tiveram nada, e a data base? Essa história está estranha….

  7. Sem duvidas sobre esse assunto,tem cheiro de ENXOFRE no ar.
    Já estão armando o circo. Em nenhuma classe trabalhadora, nos últimos tempos, se viu um aumento salarial com uma porcentagem tão alta!!.. Caso seja confirmada será que vai ser escalonada como é feito com outros funcionários do setor publico, ex: 1 ano 6%, 2º ano, 10%, 3º ano 10%, etc..etc… duvido muito, pois a intenção deve ser outra……vamos aguardar o circo já já vai começar…..

  8. Conversando com alguns mais próximos da casa, fiquei sabendo que a razão da votação ser em horário extraordinário foi para não prejudicar os servidores, já que o reajuste anual da inflação estava dentro dos 30%, e esse reajuste é sempre no mês de abril.

  9. Não é verdade quando fala que estava defasado. Ano passado os servidores da Câmara já tiveram aumento de mais de 20% e este ano já tiveram aumento de 100% do vale alimentação em dinheiro.

  10. O Senado Federal e a Câmara Federal, que juntos compõem o CONGRESSO NACIONAL (uma grande vergonha brasileira), com todas as suas falcatruas e aprovações de leis nas horas mais impróprias, em que muita gente acaba não se inteirando dos conchavos feitos, ESTÁ FAZENDO ESCOLA, também em Paranavaí, pois na nossa casa legislativa está ocorrendo o mesmo, com o lustroso presidente promovendo reunião extra-ordinária (que, a meu ver, EXTRA-ORDINÁRIA quer dizer MAIS ORDINÁRIA que as reuniões normais) de manhã, bem cedo, para NÃO SEREM VISTOS aprovando algo que eles próprios sabem que É IMORAL, VERGONHOSO.
    Reunião extraordinária seria somente para ser votado projeto de URGÊNCIA, em que, se não aprovado com certa celeridade, poderá causar algum prejuízo a algum órgão do município.
    Observem que essas reuniões EXTRA-ORDINÁRIAS, foram para a aprovação de aumento de 30% para servidores, mas, como diz o Taturana, com o intuito somente de beneficiar apenas um, o diretor executivo da casa (de Noca, como dizia o saudoso Delcides Pomin), que é cargo de confiança do presidente, ou seja, CABIDE DE EMPREGO, e que já tem um salário diferenciado (bem mais elevado que os que realmente são os servidores do poder legislativo).
    Aumento de 30% para os funcionários do legislativo, que se tornará um EFEITO CASCATA, pois logo virá o mesmo percentual para os vereadores, para o alcaide, para o vice-alcaide, etc, etc, etc. E a INFLAÇÃO NO PAÍS, SEGUNDO OS GOVERNANTES, é de apenas 0,5%.
    Vejam, então, pra que serve REUNIÃO EXTRA-ORDINÁRIA EM NOSSA PARANAVAÍ, QUE ANTES NÃO ERA REMUNERADA. HOJE EU NÃO SEI SE É.
    e inda vem o lustroso presidente da nosa edilidade dizendo que faz muito tempo que os funcionários não têm aumento. Pra que mentir, se todos sabemos que isso não é verdade? Todos sabemos que os funcionários têm sempre aumento salarial, a reposição da inflação e mais alguma coisa! Será que é porque estão acostumados que a população deve engolir sempre o que eles (os políticos) querem???
    ISSO É UMA VERGONHAAAAAA!!!, como sempre bem diz o ilustre jornalista Boris Casoy

  11. Veja bem, eles dizem que os servidores estão á 5 anos sem aumento certo? E os servidores da prefeitura que só estão recebendo o repasse da inflação? como fica esta situação? se eles aprovarem o aumento, lógico que os Edis também vão aumentar seus salários, e os cargos em comissão vão esperar a mesma coisa.Pois quem carrega a prefeitura nas costas são os servidores de carreira, a maioria ganha menos de 700 reais. Espero que o ministério público ponha um fim nesta pataquada.

    • Sem defender o aumento na camara, mas você expressa bem o típico pensamento “egocentrico” comum a nós brasileiros: “Se eu não vou ter, ninguém mais vai!”.

      Então os servidores de carreira da câmara não devem ganhar o aumento porque os servidores de carreira da prefeitura não irão ganhar? Mas se os da prefeitura ganhassem estaria tudo bem?

  12. E eu que estava tão otimista quanto a renovação da CMP, é de se espantar a atitude dos NOBRES EDIS, em aprovar esse absurdo.
    Sempre estou lendo nos noticiários os trabalhos dos vereadores, e por incrível que pareça, não vi em nenhum local a publicação disso. Câmara transparente? Onde?
    Cabe ressaltar que culpa não é somente do Presidente, pois é bom deixar claro que o Projeto de Lei foi de autoria da MESA DIRETORA, para os mais atentos, saberão quem são os responsáveis pela tamanha falta de controle sob o dinheiro público, como o dono do Blog deu como título a esta nota FESTA COM DINHEIRO PÚBLICO.
    É novatos, esta atitude só nos mostrou que de renovação esta Casa de Leis não possui nada.

  13. Estou indignada com o aumento que os vereadores estão aprovando para os servidores da camara enquanto nos servidores municipais temos que nos contentar com uma micharia de uns 7% indignadaaaaaaaaaa!

  14. A maioria dos nossos políticos não tem coração. São como os bárbaros da idade medieval, não tem coração nem reflexão. Os bárbaros, por onde eles passavam, saqueavam aldeias, matavam crianças, mulheres e velhos.
    A diferença dos bárbaros políticos é que eles usam terno, gravata, em vez de armas eles usam, como escudo, as leis que eles sancionam para protegê-los. Eles desviam dinheiro de: merenda escolar, saúde, educação, flagelados da seca e enchentes, INSS, decidem o quanto querem ganhar de aumento salarial (30%), mesmo sabendo que a renda per capta de sua cidade é de R$ 212,00 e uma das mais pobres do Paraná, ou seja, a vigésima sétima economia do Paraná.

  15. “Se eu não vou ter, ninguém mais vai!”. Bem relatado “Cidadão”. As pessoas devem mudar a maneira de pensar.

  16. Nossos Munícipes olha como está a nossa Câmara Municipal!
    Isso é uma vergonha o que está acontecendo, vamos acordar!!!!!!!!!!!!!!
    Autorização de horas extras para funcionários que não tinham essa prática na gestão passada;
    Viagens para Goiânia;
    Diárias de assessores;
    Pintura da Câmara;
    Troca do ar-condicionado sem necessidade;
    Porta de vidro;
    Motorista da Câmara indo almoçar com o carro e andando com os assessores na cidade, levando amigo do diretor para casa fazendo do carro um taxi;
    Comissão para todos os funcionários concursados;
    Aumento de 100% no tique alimentação;
    Viagens de assessor com vereador, isso não existia na Gestão anteriores;
    O Diretor da Câmara tendo 50% de aumento? sendo protegido pelo seu indicador, plantador de mandioca da região.
    Precisamos fiscalizar a nossa CÂMARA MUNICIPAL, MEU POVO………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.