Estado promove conscientização sobre
drogas lícitas e ilícitas pela internet
Começaram nesta segunda-feira (01) as ações do Junho Paraná Sem Drogas, um movimento instituído através de lei, com o objetivo de congregar, planejar e programar a política estadual antidrogas, sob a ótica da prevenção, de forma a diminuir e minimizar os efeitos decorrentes do uso das drogas lícitas e ilícitas. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a covid-19, as ações (palestras, debates etc) serão realizadas através da internet, conforme informa o presidente do Comud (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas) de Paranavaí, Dante Ramos Júnior.
Segundo ele, as estimativas do Ministério da Saúde são de que pelo menos 1% da população tenha algum tipo de dependência química (álcool e droga). “A sociedade precisa estar atenta para este fato, inclusive sobre os males das drogas lícitas. O alcoolismo é um problema sério, que atinge os familiares do dependente, que se torna violento a irresponsável”.
Segundo Ramos Júnior, os adolescentes hoje bebem muito e começam cada vez mais cedo, em alguns casos até estimulados pelos pais, avós, tios e amigos mais velhos. “Na maioria das vezes, a sociedade não se dá conta que o álcool pode ser a porta de entrada para drogas mais pesadas e ilícitas”, enfatiza o presidente do Comud.
“O que vemos hoje são famílias dilaceradas pelas drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. E é justamente a família, ao lado a religião, que é um dos principais pilares para a recuperação dos dependentes. Longe da família a recuperação é mais difícil. Então temos que trabalhar a prevenção”, reforça ele.
LIVES – Em tempos de pandemia, as ações do Junho Paraná Sem Drogas serão realizadas pela internet. As lives vão tratar de vários temas e o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas e o Núcleo Estadual de Política sobre Drogas fizeram uma programação para as ações digitais. Serão realizados debates pelas redes sociais, elaboração de vídeos informativos e palestras com especialistas sobre temas variados, do narguilé, passando pela maconha, a codependência, violência doméstica, preconceitos até a ansiedade e a depressão em tempos de isolamento. Serão cerca de 20 assuntos diferentes. As lives são sempre às 15 e 19 horas e poderão ser acompanhadas pelo canal do YouTube e pelas redes sociais (Facebook e Instagran) do Núcleo Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.
No dia 23, o presidente do Comud de Paranavaí, Dante Ramos Júnior, vai participar da live às 15 horas. Ele participará do debate sobre a importância dos conselhos municipais sobre drogas.