Má fé | 02

Publicado em 19 de maio de 2020

Por Chico Ramos
Como publicamos ontem, a pandemia é assunto obrigatório nas redes sociais e o “favorito” da imprensa, que insiste em mostrar, com ênfase, o ranking dos países com maior número de pessoas infectadas e o exagero de informações a respeito do Covid-19, contraditórias entre si, gera confusão e pânico.
Como acontece todos os dias, hoje (19) pela manhã, a Rede Globo, como exemplo, “anunciou”, em tom dramático, que o Brasil, que ontem ocupava o 4º lugar no mundo, à frente da Espanha e Itália, acaba de ultrapassar o Reino Unido em número de infectados, “como se o Brasil estivesse numa escalada frenética rumo ao topo do ranking/Covid mundial”.
Tudo estaria certo se não fosse mentira. Na verdade, uma mentira perversa, travestida de verdade, que gera pânico e angústia na população.

Estão divulgando, só Deus sabe com que propósito, números absolutos, sem levar em conta a proporcionalidade, ou seja, o número de habitantes de cada país.

Num contraponto, baseado em números oficiais, mostramos que, apesar grave, de triste e preocupante, a situação do nosso Brasil não pode ser comparada com a dos países mais atingidos.

Classificada como “ótima notícia”, nossa publicação recebeu aplausos. O colaborador Benjamin Lopes sugeriu que incluíssemos uma avaliação do Paraná, onde os números são ainda mais expressivos e animadores.

Esta tabela é uma contribuição do advogado Zé Roberto Balestra

Tabela

Se estes países tivessem a mesma população do Brasil:

Espanha,
teria cerca de 125 mil mortes e 1.255 milhão de infectados.

Itália,
teria cerca de 111 mil mortes e 784 mil de infectados.

Reino Unido,
teria cerca de 107 mil mortes e 775 mil de infectados.

Como mostra o gráfico, até agora, a porcentagem de mortalidade no Brasil é, no máximo, 30% que a dos países mencionados.

É preciso mais responsabilidade social e profissional, decência, boas intenções e transparência.

Dados do dia 18 e 19/05/20

Alda - 391x69

2 comentários sobre “Má fé | 02

  1. É muito importante isso que você faz, divulgar a verdade, porque seu blog é de credibilidade. Em meio a tantas fake news, pode ser que mesmo vendo uma matéria correta a pessoa pode não dar o crédito por ser de uma fonte não conhecida ou ser aquelas mídias lixo que tem por aí. As pessoas precisam ter segurança quando veem uma notícia e seu trabalho traz isso pra nós. Parabéns.

  2. Desconsiderar a equivalência entre populações, infectados, e mortos, é um verdadeiro “crime” de informação pública. Um atentado à Constituição Federal, uma vez que a notícia induz falsamente a população em erro de julgamento e assimilação quanto à gravidade da pandemia do Covid-19 em nosso país, espalhando temor e desenformando à população, apenas para ganhar pontos sobre uma mentira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.