A Ala Covid-19 da Santa Casa de Paranavaí registrou apenas um internamento
nas últimas 24 horas, segundo informa Direção Técnica do Hospital.
Trata-se de uma mulher de 34 anos, de Santa Isabel do Ivaí. Ela apresenta a hipertensão e a obesidade como comorbidades. Está na enfermaria, respira espontaneamente e seu quadro clínico é estável. Como já apresentava sintomas há mais de 10 dias, não foi realizado coleta para o teste PCR do Lacen (depois de cinco dias de sintoma ele dá inconclusivo), mas o chamado teste rápido. E este deu negativo. Médicos reavaliam nesta manhã o estado da paciente.Por outro lado, três pessoas tiveram alta neste período. São elas:
Mulher, 81 anos, de Tamboara. Ela testou positivo para o novo coronavírus e por isso vai cumprir isolamento domiciliar. Durante o período em que esteve internada na enfermaria (desde quinta-feira da semana passada, dia 23), seu quadro clínico se apresentou estável e não precisou da ajuda de aparelhos para respirar.
Mulher, 34 anos, sem doenças associadas, de Paraíso do Norte. Estava internada desde segunda-feira já testado positivo para o coronavírus. Ficou na enfermaria, com quadro estável e respirando espontaneamente. Vai ficar em isolamento em casa
De Paranavaí, homem, 61 anos, com diabetes, hipertensão e tabagismo como doenças pré-existentes. Ficou internado desde sexta-feira da semana passada, dia 24, na enfermaria, respirando sem ajuda de aparelhos. Fez a coleta para exame do Covid no sábado, dia 25. Já saiu o exame e ele testou positivo e ficará em isolamento domiciliar.
Outra boa notícia é de que deu negativo os testes para Covid-19 de seis internados. São eles:
Homem, 66 amos, de Paranavaí. Ele foi internado no sábado, dia 25 e no mesmo dia colheu material para o exame. Ele é hipertenso e tabagista. Seu quadro clínico é estável, está na enfermaria e recebendo suporte de oxigênio por cateter nasal, já que continua com insuficiência respiratória.
Mulher, 70 anos, de Santa Cruz de Monte Castelo, com hipertensão e diabetes. Continua intubada na UTI, pois a parte respiratória continua comprometida.
Homem, 80 anos, de Paraíso do Norte, sem comorbidades. Também continua na UTI em estado grave com síndrome respiratória aguda grave. Ainda necessita de ventilação mecânica.
Homem, 92 anos, também de Paraíso do Norte, com hipertensão e cardiopatia como doenças pré-existentes. Continua com quadro clínico estável, está na enfermaria e recebe oxigênio por cateter nasal para ajudar no processo respiratório.
Mulher, 63 anos, de Paranavaí e hipertensa. Continua respirando com ajuda de aparelhos na UTI, pois seu quadro respiratório ainda inspira cuidados.
Mulher, 60 anos, de São João do Caiuá e com as seguintes comorbidades: diabetes e hipertensão. Recebe apoio de oxigênio por cateter nasal, está na enfermaria e seu estado clínico continua estável.
Agora são 10 pacientes internados. Eles estão assim distribuídos:
Na UTI: 06
Na Enfermaria: 04
Sendo:
Casos confirmados: 02
Casos suspeitos: 01
Casos descartados: 07
Os casos relatados no presente boletim referem-se ao período de 24 horas encerrado às 10 horas da data do boletim.
Obs. Os casos de Covid-19 (confirmados e suspeitos) registrados neste boletim referem-se exclusivamente aos internamentos na Santa Casa, que atende os 28 municípios da Amunpar.
Médica Infectologista Responsável:
Dra. Gislaine Rogéria Erédia Araújo