“É hora de todos ajudarem a Santa Casa”

Publicado em 09 de abril de 2020

diz empresária que fez doação ao hospital

BipharmaMaior hospital da região e o de referência para os casos de Covid-19, a Santa Casa de Paranavaí tem recebido doações de empresas e pessoas físicas em maior volume nas últimas semanas para ajudar no enfrentamento a pandemia. São recursos financeiros, equipamentos e insumos. “Todos são importantes, pois vamos ter um gasto enorme com esta situação e a receita do hospital vai cair, pois que foram suspensas as cirurgias eletivas do SUS, de convênios e particulares. Então, uma conta que já era difícil de fechar numa situação normal, agora ficou praticamente impossível, com o aumento de gastos e redução de receitas”, aponta o gerente-financeiro do hospital, Marcelo Cripa. Na manhã desta quinta-feira (09), Cripa esteve na Bipharma para receber um lote de álcool que a farmácia de manipulação converteu em gel. O álcool líquido também foi doado. A Coopcana/Agrocana, empresa de Paraíso do Norte que tem a usina em São Carlos do Ivaí, fez a doação de uma grande quantia de álcool para a Santa Casa. É parte deste álcool que foi gelificado.
“É hora de todos ajudarem a Santa Casa. Todos temos que participar desta rede de apoio. O momento exige união de todos”, disse a empresária Márcia Stainer Rakoski, da Bipharma, que não cobrou pelo serviço e insumos usados para a transformação do álcool líquido em gel. Ela anunciou, também, que na próxima semana fará doação de capsulas de hidroxicloroquina para a Santa Casa, “que é importante para a recuperação dos pacientes”.
Segundo a infectologista do hospital, Gislaine Erédia, os pacientes internados na Santa Casa com suspeita e confirmados de Covid-19 estão tendo tratamento com base na hidroxicloroquina associado ao antibiótico azitromicina, conforme previsão do Ministério da Saúde para os casos moderados (desde que internados) e graves.
Durante o ato que simbolizou a entrega do álcool à Santa Casa, a Coopcana esteve representada pela advogada da empresa, Célia Zanatta. “A doação do álcool para a Santa Casa está dentro dos princípios da diretoria da Coopcana/Agrocana de contribuir com a comunidade, especialmente do presidente Germano Sordi, que já determinou que a empresa participe e contribua com os movimentos destinados a somar esforços para o enfrentamento a esta terrível pandemia. Importante também destacar o papel do diretor jurídico, Dr. Gilmar Zolin, que se empenhou pessoalmente para esta doação”, disse a advogada.
O álcool doado pela Coopcana está atendendo a Santa Casa, a UPA e a Clínica do Rim (hemodiálise). Na primeira doação foram mil litros. E agora foram doados mais dois lotes de 500 litros e a empresa se comprometeu a fazer doações semanais de álcool enquanto durar a situação de pandemia.
O gerente Marcelo Cripa informou também que esta semana recebeu a doação de quase 5 mil quilos de suco concentrado de laranja da Louis Dreyfus Company. O suco será usado nas refeições servidas pelo hospital aos pacientes e aos profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus.
“A gente chega a ficar emocionado com estas doações. Primeiro, pelo espírito solidário das pessoas e, segundo, porque quando a gente vê muita gente se aproveitando da situação, estas pessoas estão fazendo exatamente o contrário. Mesmo tendo clientes em potencial e muita gente correndo atrás de seus produtos, eles estão dando gratuitamente para a Santa Casa. Mostra a generosidade destas empresas e das pessoas que estão ajudando”, enfatizou Cripa. “A diretoria está sendo surpreendida positivamente todos os dias por estas empresas que praticam a verdadeira responsabilidade social”, complementou.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.