O Comitê de Contingência da Santa Casa de Paranavaí se reuniu na manhã desta sexta-feira (20) para sua primeira reunião desde que foi criada, na quarta-feira (18) para avaliação e tomada de decisões técnicas em relação à pandemia do novo coronavírus, o Civid-19. Foram reforçadas as decisões tomadas anteriormente, de manter as visitas suspensas e, a partir de segunda-feira, suspender as cirurgias eletivas (aquelas necessárias, mas sem urgência, permitindo seu reagendamento, como as bariátricas, por exemplo) e os atendimentos ambulatoriais.
A expectativa é que com a suspensão das cirurgias eletivas e a redução de acidentes de trânsito, com as medidas para provocar a população a ficar em casa, será possível reservar uma ala do hospital para atendimento a eventuais pacientes do coronavírus. Serão 26 leitos, dez dos quais equipados com Ventiladores Pulmonares (respiradores) e Monitores Multiparamétricos criando uma mini UTI. Os equipamentos serão encaminhados à Santa Casa pela Secretaria Estadual de Saúde. Para atendimentos aos pacientes destes leitos haverá uma equipe exclusiva.
Na semana que vem também deverá estar pronta a recepção para pacientes com sintomas gripais. O acesso ao hospital será por uma ala separada dos demais pacientes e acompanhantes.
Para fazer frente à situação, o corpo clínico da Santa Casa contará com o apoio dos médicos residentes, aqueles que, já formados, estão fazendo curso de especialização. Eles deverão contribuir nesta tarefa.