O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranavaí (Sinserpar) emitiu nesta sexta-feira (20) uma Nota de Apoio e Solidariedade à categoria que, “como profissionais e cidadãos”, estão contribuindo para evitar o surgimento de casos de coronavírus na cidade. Na nota, o presidente Gabriel dos Santos Luiz manifesta “todo apoio às medidas que estão sendo adotadas no sentido de prevenir a contaminação de nossa população com o novo coronavírus, o Covid-19, que tem ceifado vidas em vários países, inclusive no Brasil”.
Embora o esforço seja conjunto, o Sinserpar afirma que “neste momento, no entanto, nosso sentimento de respeito, solidariedade e reconhecimento dirige-se especialmente aos servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde, que estão na linha de frente e, superando enormes desafios – cansaço, medo da exposição a doença –, corajosamente estão enfrentando esta difícil situação”.
Santos ressalta que a ameaça de contaminação da população com o coronavírus acontece antes mesmo que a epidemia de dengue tenha sido tenha sido debelada. “Além disso, o Paraná está registrando elevado número de casos de sarampo e febre amarela, colocando o Estado em risco de epidemia. Portanto, nossos profissionais de saúde enfrentam neste momento uma epidemia de dengue, uma pandemia de coronavírus e ainda fazem a prevenção contra o sarampo e a febre amarela”, atesta ele.
A nota do Sindicato destaca que “nem mesmo a confirmação de que em outros países, profissionais de saúde foram infectados e perderam a vida, abatem nossos valorosos servidores da Saúde – agentes de conservação, motoristas, funcionários administrativos, recepcionistas, telefonistas, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos. Eles não desistem e, por isso merecem o nosso reconhecimento e nossa gratidão”.
Adiante, a nota do Sinserpar aponta que “estes servidores formam um pequeno exército de destemidos anônimos que estão em alerta para zelar pela nossa saúde e pela nossa qualidade de vida. Muitíssimo obrigado. Só Deus, na sua infinita bondade, poderá retribuir este serviço público zeloso e de qualidade. E que Ele continue abençoando e protegendo estes profissionais”. E finaliza fazendo uma conclamação: “Façamos a nossa parte na prevenção ao novo coronavírus, a dengue, ao sarampo e a febre amarela – os dois últimos tomando as vacinas”.