Santa Casa cria Comitê de Contingência e se prepara para casos de coronavírus

Publicado em 19 de março de 2020

Semana que vem um setor do hospital ser
isolado para atendimento aos casos do Covid-19

A Santa Casa de Paranavaí criou um Comitê de Contingência para monitorar a possibilidade de surgimento de casos com o novo coronavírus (Covid-19), definir fluxos e formas de atendimento de eventuais suspeitos de contaminação. O grupo é formado por representantes da Direção Técnica, Administração, Gerência Assistencial, Comitê de Segurança do Paciente, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e quatro médicos de diferentes especialidades. O Comitê foi criado na quarta-feira (18) e na manhã desta sexta-feira (20) acontecerá sua primeira reunião.

“Vamos nos reunir a cada dois dias ou em casos de emergência para avaliações e decisões técnicas”, informou o diretor-técnico do hospital, Jorge Pelisson.

Segundo o gerente financeiro da Santa Casa, Marcelo Cripa, que representa a Administração no Comitê, o hospital está mobilizado para o enfrentamento ao novo coronavírus. Nesta quarta-feira as visitas hospitalares foram suspensas e a partir de segunda-feira, dia 23, estarão suspensas todas as cirurgias eletivas e os atendimentos ambulatoriais.

Com a redução das cirurgias e as medidas adotadas pelo poder público de restrição de movimento da população, o que deve reduzir o número de acidentes de trânsito, a expectativa é que será possível isolar um setor do hospital, com 26 leitos, para atender exclusivamente casos de coronavírus. De acordo com as negociações com o Governo do Paraná, dez dos leitos deverão receber Ventiladores Pulmonares (respiradores) e Monitores Multiparamétricos (que deverão ser encaminhados ao hospital pela Secretaria Estadual de Saúde), criando uma mini UTI. Para estes leitos haverá uma equipe exclusiva de atendimento, como na UTI convencional.

Cripa anunciou ainda que na próxima semana a empresa que está construindo o ambulatório para gestantes de risco, deverá finalizar um espaço, que será usado exclusivamente por pacientes com sintomas gripais, em princípio suspeitos, isolando de outros doentes e acompanhantes. Disse ainda que até a tarde desta quinta-feira não havia nenhum caso de internamento de paciente suspeito. “Para cá só virão, em princípio, pacientes em estágio mais avançado, com febre e dificuldades de respiração”, disse o gerente financeiro do hospital.

 

 

 

 

 

 

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.