A participação de Jair Bolsonaro nas manifestações do dia 15, em frente ao Palácio da Alvorada, resultou numa enxurrada de críticas.
Para O Globo, Bolsonaro foi duplamente irresponsável: “Não deveria permitir sequer esta aglomeração, se obedecesse às instruções do próprio Ministério da Saúde – deu mau exemplo à população, que vem sendo instruída a evitar esses contatos, e atacou a democracia.”
Já o Estadão afirma que, com seus atos, Bolsonaro “dividiu sua base popular entre quem tem bom senso e quem não tem”.Muitos defendem que a atitude de Bolsonaro não tem “toda esta influência”. Mas, para os adversários político e desafetos é motivo de festa.
Para a CNN, Jair Bolsonaro disse que resolveu participar da manifestação para ver “o que estava acontecendo aqui na Esplanada” – “Passei de carro, não parei, e depois fui para a Presidência da República. O povo se aglomerou na frente e eu fui conversar com o povo (…) – Em momento nenhum, como alguns irresponsavelmente querem colocar a culpa em mim por esse movimento agora. Essas pessoas querem se esconder e lançar uma cortina de fumaça sobre o seu trabalho que não está sendo reconhecido por parte da população.”