Suinocultura será apresentada como opção para fortalecer agronegócio

Publicado em 10 de março de 2020

Será realizado nesta quarta-feira, dia 11, o Seminário de Suinocultura do Noroeste do Paraná. O evento é resultado de mais de um ano de pesquisa realizada pelas entidades que compõem o G8, um grupo informal que reúne as principais entidades de fomento da economia local e regional. No seminário, a suinocultura será apresentada como alternativa para fortalecer o agronegócio regional.

Formado pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Sindicato Rural de Paranavaí, Unifatecie, Sebrae, Micropar, OAB-Paranavaí, Sindicato dos Contabilistas de Paranavaí, Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí, o G8, através de seus representantes, visitou granjas, cooperativas e frigoríficos para conhecer melhor o setor. Os departamentos de Veterinária e Agronomia da Unifatecie desenvolveram um estudo de viabilidade técnica e econômica para a suinocultura na região da AMUNPAR. Este estudo apontou amplia viabilidade do negócio.

“Agora vamos apresentar o resultado deste estudo para produtores rurais, técnicos, estudantes. São os produtores que decidirão o futuro da suinocultura na região. Mas estamos convencidos de sua viabilidade para fortalecer a economia regional”, diz o presidente da ACIAP, Maurício Gehlen, entidade que coordena o G8.

O Seminário já ganhou o apoio da Associação Paranaense de Suinocultura (APS), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), C. Agro, Granja Dom Alfredo e Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar).

PROIGRAMAÇÃO – O seminário vai começar às 15 horas, no Recinto Felício Jorge, no Parque Costa e Silva, onde acontece a 49ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí.

A primeira palestra será sobre “A viabilidade da suinocultura no Noroeste do Paraná”, e será ministrada pelo professor Marivaldo da Silva Oliveira. Ele apresentará o potencial da suinocultura e sua viabilidade econômica para a região. Marivaldo é graduado em Medicina Veterinária, tem especialização em Clínica e Cirurgia Animal e Docência no Ensino Superior, Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações e doutorando em Biociência Animal. Atualmente é coordenador do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da UniFatecie de Paranavaí e professor de Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos.

Na sequência o tema será “Perspectiva da suinocultura paranaense”, que será abordada por Tatiana Carolina Gomes Dutra de Souza, médica veterinária graduada pela UFMG, com mestrado em nutrição e alimentação de suínos pela UFPR. É doutoranda em Sanidade Suína pela UEL. Tem experiência em docência para graduação e pós-graduação em medicina veterinária, com ênfase em suinocultura. É instrutora de suinocultura pelo Senar PR e consultora técnica na produção suinícola comercial e na produção de reprodutores suínos.

A última palestra será proferida por Valdecir Luiz Mauerwerk. Ele vai falar sobre “A suinocultura integrada”. O palestrante é graduado em Medicina Veterinária pela PUC, técnico em Suinocultura e médico veterinário sanitarista de suínos Copacol por 7,5 anos. É, ainda, consultor Técnico e Sanitário de Suinos (Brasil) 4 anos – Tectron Nutrição Animal. Atualmente é o supervisor Técnico de Suínos (UPLs e Campo).

MESA REDONDA – Logo após as palestras, haverá uma mesa redonda, que será moderada pelo professor Julio Colella, graduado em Engenharia Agronômica com mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Maringá. É docente e coordenador do Curso de Agronomia na Unifatecie.

A mesa redonda terá a participação de todos os conferencistas e, ainda, do consultor de agronegócio César da Luz, pesquisador de mercado, procurador da APS e diretor de Expansão do Grupo C.Agro; professor José Maurício Gonçalves dos Santos, graduado em Medicina Veterinária pela UEL, mestrado pela UFRGS, doutorado pela UEM e pós-doutorado junto ao CReSA em Barcelona, Espanha. É professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Tem experiência em Produção Animal, principalmente na suinocultura, patologia e nutrição e reprodução de suínos; e o suinocultor Clovis Amaral Junior, um dos proprietários das Granja Dom Alfredo (aloja 12 mil suínos/ano), produtor rural tradicional, atuando no agronegócio regional desde 1975 e suinocultor há 20 anos na vizinha Alto Paraná.

 

 

 

 

 

 

 

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.