UEM participará do Programa Irriga Paraná

Publicado em 10 de março de 2020

Uem-na-irrigaçãoA Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai participar do Programa Estadual de Irrigação, o Irriga Paraná. A informação é do presidente da Associação de Produtores Irrigantes do Paraná (APIP), Demerval Silvestre, que esteve na instituição em conversa com o reitor Júlio César Damasceno e com os professores do Centro de Ciências Agrárias Altair Bertonha (diretor) e Roberto Rezende.

A participação da UEM no projeto também foi confirmada pelo secretário estadual de Agricultura, que, em Paranavaí, disse que a SEAB está ajustando suas equipes de campo junto com a UEM e outras universidades, que é “para fazer o processo de irrigação bem feito para obter sucesso”.

A participação da UEM e outras instituições de ensino superior é importante para garantir a qualidade técnica do projeto. “Não adianta o governo ajudar e os produtores estarem dispostos a investir e aderir a esta nova tecnologia se não tivermos uma boa base técnica”, diz Silvestre.

Dentro do Curso de Agronomia da UEM existe um Departamento de Irrigação que vai elaborar uma proposta de trabalho para o projeto, o que deverá ser apresentado em breve, pelas expectativas da APIP. “A UEM tem um corpo técnico de alta qualificação, que terá um papel importante no desenvolvimento da irrigação no Paraná”, diz Silvestre.

O presidente da APIP esteve na UEM, na semana passada, acompanhado do reitor da Unespar (que tem sua reitoria em Paranavaí), Antônio Carlos Aleixo, que agendou a audiência, professora Edineia Fátima Navarro Chilante, chefe gabinete da Reitoria da Unespar,  dos engenheiros agrônomos Jean do Nascimento e Marcelo Saito, da Farmer’s Irrigação, sócios fundadores da APIP, e de sua esposa Luciana Mançaneira.

O reitor Damasceno afirmou que “será uma honra participar de um grupo de pessoas, lideranças reconhecidas, imbuído da nobre missão de promover, cada vez mais, o desenvolvimento regional do Paraná.  A Universidade Estadual de Maringá tem o firme propósito de participar ativamente de iniciativas como essa, cujos esforços produzem resultados concretos que impactam o desenvolvimento econômico e social de nossa macro região”. Ele cumprimentou a APIP “pelo protagonismo” e manifestou convicção de que a entidade fará “história para o desenvolvimento da agricultura de base tecnológica, tendo como fio condutor a tecnologia de irrigação”.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.