Programa de irrigação será apresentado

Publicado em 14 de fevereiro de 2020

Os produtores irrigantes querem apoio dos
deputados para reivindicações da categoria

IrrigantesDirigentes e associados da recém criada Associação de Produtores Irrigantes do Paraná (APIP) estarão na próxima segunda-feira, dia 17, na Assembleia Legislativa apresentando aos deputados estaduais a entidade e buscando apoio para o Projeto Estadual de Irrigação, o Irriga Paraná, lançado no ano passado em Paranavaí, mas que ainda está engatinhando. Uma sessão para apresentação da entidade e do programa foi marcada para às 14h30. Na ocasião estará presente a diretora-executiva da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio de Palha (ASPIPP), Priscila Silvério Sleutjes, que em dezembro passado assumiu a presidência da Câmara Técnica de Agricultura Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CTASI/MAPA). Ela será homenageada pela Assembleia pelo apoio que está dando para a criação da entidade paranaense.

Segundo o presidente da APIP, Demerval Silvestre, a ida a Assembleia Legislativa faz parte de uma estratégia de divulgar os benefícios que a irrigação pode trazer ao Paraná e buscar apoio para as reivindicações do setor. “Apenas 0,7% da agricultura paranaense é irrigada. Temos condições de fortalecer muito o agronegócio do nosso Estado, podemos passar de segundo para maior produtor de grãos do país, mas para isso o poder público precisa incentivar e remover alguns obstáculos que ainda desafiam a agricultura irrigada”, diz ele.

Entre os problemas que setor enfrenta, Silvestre aponta a questão da energia elétrica como um dos gargalos. “A energia é cara e problemática em na região. Estamos reivindicando junto a Copel uma segunda subestação de energia elétrica de 138 KV para atender a demanda de Paranavaí e cidades vizinhas”.

Os deputados estaduais serão chamados a intervir também na questão do licenciamento ambiental. Silvestre aponta que hoje a emissão das licenças é demorada. “Costumo dizer que isto é ‘burrocracia’, porque é burrice ficar criando problemas para quem quer produzir mais”, reforça.

Outro tema a ser discutido com os parlamentares será a redução do ICMS para os equipamentos de irrigação. Ao anunciar o Irriga Paraná, em setembro passado, o governador Ratinho Júnior indicou a redução, mas a proposta ainda não saiu do papel e deverá passar pela Assembleia Legislativa. “Queremos o apoio dos deputados para quando a matéria chegar em plenário ser aprovada rapidamente”.

Nos últimos dias dirigentes da APIP discutiram a melhor forma de abordar o assunto em Curitiba. O consenso é que os deputados devem ser informados do quanto a economia do Estado será fortalecida com o aumento da produção agropecuária, através da irrigação, e os prejuízos que produtores e agroindústrias tiveram com a estiagem do ano passado e que terá pesados reflexos ainda em 2020. “Vamos mostrar o que perdemos por falta de água na época certa. E esta perca no campo tem efeito dominó, porque a agroindústria não funciona na sua plena capacidade, trabalhadores são demitidos e ficam sem recursos para fazer suas compras no comércio e assim por diante”, alerta o presidente da Associação.

 

 

 

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.