Comércio funciona no sábado das 9 às 17 horas

Publicado em 10 de dezembro de 2019

O dia de trabalho de 14 de dezembro, aniversário
da cidade, será compensado no dia 2 de janeiro

Em razão das várias consultas que vêm sendo realizadas por comerciantes e comerciários da cidade, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) e os sindicatos do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), e dos Empregados no Comércio (Sindoscom) informam que o expediente do comércio local no próximo sábado, aniversário da cidade, será conforme divulgado anteriormente: das 9 às 17 horas.

Embora feriado, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada pelo Sivapar e Sindoscom prevê a abertura do comércio neste sábado. “Como trata-se de um feriado, há a necessidade de compensação, o que será feito no próximo dia 2, como já se tornou tradição em nossa cidade”, informa o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Edivaldo Cavalcanti.

O gerente-executivo da ACIAP, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli compara a abertura do comércio no feriado a um domingo. “Não é porque os supermercados e shoppings abrem que deixa de ser domingo. O que a legislação exige é a compensação. É o que acontece neste caso. O 14 de dezembro continua sendo feriado, o comércio abre e a jornada de trabalho é compensada posteriormente”, diz ele.

A abertura do comércio no dia 14 de dezembro, mesmo sendo aniversário de Paranavaí, é uma tradição. Isto porque, fechar o comércio nesta data seria um convite aos consumidores da cidade a procurar outros centros para suas compras. Além disso, consumidores da região certamente iriam fazer suas compras em Maringá ou Londrina. “Com o nosso comércio aberto, fica mais cômodo fazer as compras aqui”, assinala Scarabelli.

“Fechar no dia 14 de dezembro seria estimular a evasão de consumidores para outras cidades. Perderiam os lojistas, que tem muitas obrigações no fim de ano, como o pagamento do 13º salário, e os comerciários, já que a maioria deles ganha comissão de vendas e busca uma renda extra em dezembro para passar o Natal e o Ano Novo com um dinheiro extra no bolso”, explica Cavalcanti.

 

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.