Convidado pelo Rotary Paranavaí, Renato Benvindo Frata apresentou nesta quarta (04) seu novo livro. Uma metáfora dirigida ao público infanto-juvenil que narra a saga de um intrépido tomate, o “Rosso Saladete”, com foco em ciências, geografia, relacionamento social e familiar, desprendimento pessoal e preocupação com o meio ambiente.
“O personagem Rosso se coloca à frente de situações incomuns ao tomate nas descobertas e formação de caráter, enquanto características da constituição da personalidade.
Fixado na parte superior do maior tomateiro, enxerga seu entorno e o questiona, o que o leva a conhecer pelo pai e amigos com quem mantém extenso diálogo, as diferenças individuais, as verdades e os mistérios e maravilhas que o mundo oferece.
O meio utilizado sugere noção de percepção, força de vontade, ousadia, coragem, companheirismo, liderança, decisão, respeito e preocupação com a saúde das pessoas e do meio ambiente, tão carentes.
Procura ser divertido enquanto ensina, mesmo porque, como disse Ber-told Brecht, “Perante um obstáculo, a linha mais curta entre dois pontos pode ser a curva.”
Rosso Saladete será lançado oficialmente durante a Semana Literária do Sesc neste 26 de setembro, às 20 horas.
Renato Benvindo Frata é advogado, escritor e presidente de Honra da Academia de Letras e Artes de Paranavaí.