“Não conhece a realidade das cidades”
O deputado Romanelli (PSB) criticou o projeto de lei do senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR) que prevê a fusão de municípios menores de cinco mil moradores. “Já que o senador está com bastante tempo livre, podia aproveitar e conhecer a realidade dos pequenos municípios”, disse Romanelli no Twitter.
“Devia ainda propor um novo pacto federativo que transfira recursos da união para estados e municípios”, completou. Para Romanelli, a extinção de pequenos municípios vai na contramão do interesse do cidadão do interior, que paga impostos e que não teria a quem recorrer para seus problemas, a não ser a burocracia central.
Segundo o senador, o projeto de lei possibilita a fusão e a incorporação de municípios e “estabelece ainda um mecanismo especial para induzir a fusão de municípios menores de cinco mil habitantes, formando novas cidades maiores”.
O Paraná tem 399 municípios, dos quais, 100 têm população menor que cinco mil moradores.
Por Fábio Campana
Grande parte desses municípios menores que 5 mil habitantes não possuem arrecadação própria suficiente e dependem de repasses do governo federal.
Pior, esses repasses acabam sendo gastos em grande para pagar salários de prefeitos e vereadores ao invés de buscar algum meio de desenvolver esses municípios menores.