CNA levanta em Paranavaí

Publicado em 12 de junho de 2019

custo de produção da laranja e da mandioca

Técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estiveram em Paranavaí se reunindo com produtores e técnicos para realização de painéis de custo de produção do projeto Campo do Futuro. Este projeto reúne informações estratégicas junto aos produtores rurais, para ajudá-los na tomada de decisões do dia a dia na atividade. Na cidade o levantamento foi dos custos de produção das culturas de laranja e mandioca, consideradas as mais representativas da região.

Para fazer estes levantamentos, o Projeto convida grupos de técnicos e produtores conhecedores da realidade local para elaborar planilha de custos de produção. No caso de Paranavaí, foram realizado dois painéis, um pela manhã (laranja) e outro à tarde (mandioca). Os encontros foram nesta terça-feira (11), no Sindicato Rural, que faz parte do Sistema CNA/FAEP/Senar.

Em 2017 já havia sido feito levantamento semelhante em Paranavaí com relação aos custos de produção da laranja. Mas esta é a primeira vez que a mandioca está participando do projeto.

Os grupos levantaram os custos referentes à safra 20128/2019 de suas respectivas culturas, considerando preço de insumos (fertilizantes e defensivos), custo de mão de obra, valor e quantidade de horas de trabalho na aplicação de insumos, tratos culturais, colheitas, entre outros dados.

Os trabalhos foram conduzidas pela engenheira agrônoma Lorena Machado Pedrosa, da Assessoria Técnica da CNA. Segundo ela, há 12 anos o projeto vem sendo realizado pela CNA buscando apresentar um quadro da realidade das culturas mais representativas de cada região. Estes dados ajudam a CNA a interferir nas políticas públicas para o setor.

Com as informações, a Confederação justifica, com dados reais, às reivindicações apresentadas ao Ministério da Agricultura. Depois de tabuladas as informações, a CNA identifica os gargalos de cada cultura para aumentar a sua competitividade. O foco principal, diz Lorena Pedrosa, é levantar custos de produção, mas no contato com os produtores são recolhidas outras informações que são repassadas as respectivas comissões da CNA para encaminhamento à respectiva área para a solução. “Se a busca é por pesquisa de uma nova variedade, por exemplo, a demanda é encaminhada à Embrapa pelo CNA”, esclareceu a técnica.

Como as reuniões em Paranavaí outras 134 foram ou serão realizadas em outros municípios. No caso da mandioca, além de Paranavaí outra reunião foi no Mato Grosso do Sul.

O presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior, disse que este projeto é uma ferramenta importante para auxiliar o produtor rural nas tomadas de decisões. Acrescentou que o projeto “aumenta as condições para a CNA defender os interesses dos produtores junto aos ministérios da Agricultura e da Economia e definir as políticas de fomento do agronegócio”.

 

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.