Multas de trânsito

Publicado em 10 de junho de 2019

A Globo esqueceu de ouvir o povo brasileiro!

Como de praxe, a Globo, no Fantástico deste domingo, não poupou críticas ao presidente Bolsonaro.
Entre os temas mais “explorados”, a proposta de Bolsonaro de aumentar para 40 o número de pontos na CNH e a redução do número de radares.
Para tanto, a emissora cercou-se de “especialistas” que baixaram a borduna, com base, principalmente, nos sistemas adotados por outros países, como a Alemanha, onde o número de pontos é bem menor que o Brasil.
Esqueceram-se, no entanto, de aspectos muito importantes:1) esqueceram-se do princípio do contraditório, que é oferecer a outra parte o direito de defesa;

2) esqueceram-se de “recrutar” pessoas “menos ácidas” com opiniões diferentes;

3) esqueceram-se de mencionar que, as propostas Bolsonaro tem sido amparadas na necessidade de acabar com a “indústria de multas” do Brasil;

4) esqueceram-se de mencionar como funcionam os sistemas de multas e pontuações nos outros países mencionados como referência, onde existem radares e multas, mas não existe “indústria de multas”.

Na Alemanha, por exemplo, onde 8 é o limite de pontos, a maioria das infrações geram multas, mas não geram pontos na CNH, mesmo em casos de reincidência.

A reportagem da Globo esqueceu de ouvir o povo brasileiro!

Saiba como funciona o sistema de multas e pontuação na CNH na Alemanha

Alda

2 comentários sobre “Multas de trânsito

  1. Sobre como funciona o sistema de pontos em outros países, você esqueceu de mencionar algumas das coisas que estão escritas no post que você mesmo linkou:
    – na Alemanha as infrações mais leves não geram pontos, mas qualquer infração média ou grave que gere pontos fica registrada na carteira por no mínimo 2 anos e meio e pras mais graves até 10 anos. No Brasil os pontos por uma infração ficam registrados na carteira por apenas 1 ano, não importa o quão grave a infração.
    – Na Alemanha, você não precisa chegar no limite de pontos da carteira pra sua carta ser suspensa. Várias infrações geram automaticamente suspensões do direito de dirigir por até 3 meses, mesmo se tiver sido a primeira vez que aquela infração foi cometida.
    – Na Alemanha, as multas para infrações leves não geram pontos mas: a velocidade máxima dentro da cidades é sempre, no máximo, 50 km/h. Em zonas residenciais, 30 km/h. Bem mais fácil levar multa. E as pessoas lá reclamam de indústria de multa exatamente como no Brasil.
    – Na Alemanha, algumas multas não geram pontos, mas o valor das multas são bem mais altos que no Brasil.

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