e 40 pontos em infrações
Conforme prometido Jair Bolsonaro foi pessoalmente ao Congresso nesta manhã (4) e entregou proposta que aumenta de cinco para dez anos a validade da CNH e de 20 para 40 pontos em infrações o limite para perda do direito de dirigir.
Cabe agora à Câmara aprovar, rejeitar e/ou mudar o texto.
Segundo Bolsonaro, a medida “melhora a vida do cidadão e da cidadã que precisa ter uma CNH para trabalhar”.
Segundo o Estadão, em países como Itália, em 2003, e Alemanha, em 2014, mudaram sistemas para um modelo de pontos mais restritivo, com pena de cassação do documento para quem ultrapassar o limite. O congresso paraguaio atualmente discute a implementação de um sistema de 20 pontos como forma de punir de forma mais rigorosa infratores.
Na Itália, o condutor começa a dirigir com 20 pontos, que vão sendo descontados em caso de infrações. Se o motorista passar dois anos sem autuações, o governo concede mais dois pontos pelo bom comportamento, até o limite total de 30. Na Alemanha, o limite é de 8 pontos.
Importante:É preciso levar em conta que na Itália e na Alemanha não existe uma indústria de multas tão agressiva como a do Brasil.
Neste sentido o presidente enxerga a questão da ótica do cidadão, tanto que proibiu a instalação de mais de oito mil radares e pretende eliminar muitos outros.