Doação de Órgãos

Publicado em 18 de maio de 2019

Suco Prat’s adere à Campanha  Estadual

Prats-DoaçãoCom mais de 200 funcionários e representação no Paraná e em outros sete estados brasileiros, a Suco Prat’s, de Paranavaí, aderiu à campanha de Doação de Órgãos, que é promovida pelo Sistema Estadual de Transplantes do Paraná. O termo de adesão foi assinado nesta sexta-feira (17) na Santa Casa de Paranavaí, com a presença de membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), e das representantes da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Maringá, Marcela Battilani Belo, e da empresa, Talise Schneider, do Departamento Social da Prat’s. O Paraná assumiu o primeiro lugar no número de captação de órgãos para transplantes.Segundo Schneider, a empresa tem ampliado suas ações na área social. “A preocupação da Prat’s não é só com os seus colaboradores, mas com toda a comunidade. Estamos estimulando a doação de sangue, de medula óssea. Queremos despertar no nosso quadro de colaboradores o sentimento de pertencimento”, disse ela.

A Prat’s vai levar à campanha à suas unidades fabril, administrativa e aos seus pomares. “Temos que falar mais sobre esse assunto”, diz a responsável pelo Departamento Social, fazendo coro ao slogan da campanha: Doação de Órgãos. Fale sobre isso. O tema também será explorado no próximo mês, quando acontecerá a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). “Haverá uma palestra sobre o assunto. Queremos que nossos colaboradores tenham conhecimento e se estimulem a falar sobre a doação de órgãos com seus familiares e amigos. Também vamos mandar material da campanha para nossos distribuidores em todo o país e vamos colocar o símbolo da campanha nos uniformes e nos nossos meios de comunicação. O assunto ainda tem muito tabu e desinformação”.

MÉDICOS DO HUMOR –Talise Schneider assinou Termo de Adesão também para os Médicos do Humor, grupo do qual é uma das coordenadoras. Há 11 anos, entre outras atividades, o grupo visita semanalmente a Santa Casa, levando distração e alegria aos pacientes. “O grupo é formados por pessoas que são influenciadoras, comunicativas. E também vamos bordar em nossos ‘jalecos’ a logomarca da campanha”, disse ela.

Para Marcela Belo adesões como estas são importantes para a divulgação da campanha. “Vamos ter mais acesso às residências, a mensagem vai chegar ao consumidor final da Prat’s e certamente as pessoas vão refletir sobre o assunto”, disse ela.

Embora o assunto ainda seja envolto em algum tabu, as profissionais que trabalham na CIHDOTT afirmam que as pessoas estão mais abertas para falar sobre a doação de órgãos. “Às vezes, a pessoa que perde um ente já nos procura para saber como deve proceder para fazer a doação de órgãos”, informam. A captação e doação de órgãos só é feita com autorização da família.

O diretor geral do hospital Héracles Alencar Arrais destacou a importância de empresas estarem assumindo sua “responsabilidade social. A gente fica feliz que uma empresa como a Prat’s, que sempre está ajudando a Santa Casa, e o grupo Médicos do Humor, que há mais de dez anos é parceiro do hospital, tomar esta iniciativa de participar da campanha de doação de órgãos”.

A CIHDOTT da Santa Casa vem tendo um desempenho muito bom. Ano passado, 90% das família entrevistadas se converterem em doação de múltiplos órgãos. Este ano, o índice de conversão é de 100%. Para a coordenadora da Comissão, Márcia Ângelo dos Santos, isto é consequência de várias ações de conscientização sobre a importância da doação dos órgãos.

Marcela Belo complementa: “é uma equipe altamente profissional e competente, que sabe como abordar o assunto num momento delicado. A experiência e a sensibilidade permitem muitas vezes que elas se antecipem a eventuais temores e já toque no assunto com sutileza”.

 

 

Alda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.