Mandioca

Publicado em 09 de maio de 2019

Dia de campo sobre novas variedades,
manejo de pragas, solos e plantio direto

O objetivo é qualificar técnicos e produtores
e fortalecer a cadeia produtiva da mandioca

Pesquisadores da Embrapa e do Iapar vão capacitar técnicos e produtores em um Dia de Campo sobre plantio da cultura da mandioca a se realizar no próximo dia 31, uma sexta-feira. O objetivo é demonstrar características das plantadoras para mandioca, adaptações para a realização do plantio direto, variedades da Embrapa recomendadas para a região e cuidados para o manejo adequado do solo.

O Dia de Campo será realizado no Sítio Nossa Senhora Aparecida, na Estrada da Pedreira em Alto Paraná e é uma promoção da Podium Alimentos e da Embrapa, através do TT Manditec, um projeto que visa adotar estratégias de transferência de tecnologias de produção de mandioca para o aumento da competitividade e da sustentabilidade da cadeia produtiva na região centro-sul do Brasil.

As inscrições, limitadas, já estão abertas e podem ser feitas através do telefone 3421-5000, com Eduardo. Além dos técnicos e produtores participará da capacitação uma comitiva de Guiné Bissau, sendo seis ligados à empresas e outros seis à cooperativas de produção. Os guineenses falam o português.

O Dia de Campo tem o apoio do Sindicato Rural de Paranavaí, Centro Tecnológico da Mandioca e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, através do Iapar e Emater.

Na capacitação haverá três estações. Cada uma com um tema diferente: variedades de mandioca para o centro-sul do Brasil, monitoramento de pragas da mandioca e física de solos e sistemas de preparo. E ainda haverá uma dinâmica sobre plantio mecanizado de mandioca – plantio direto.

O Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo concentram um polo de produção e industrialização de mandioca que demanda, há muito, tecnologias que assegurem melhor desempenho em vários segmentos da cadeia produtiva. Nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul a mandiocultura tem também expressão econômica e social que justificam atenção da pesquisa aos gargalos que a atividade apresenta. Por isso, a Embrapa desenvolveu o projeto TTManditec para implementar processos e rotinas de transferência aos produtores das tecnologias pesquisadas que deram resultados positivos. É neste cenário que se encaixa o Dia de Campo.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.