G-8 programa para agosto

Publicado em 02 de maio de 2019

lançamento de condomínio de energia alternativa

No mesmo mês deve acontecer a Mostra de
Profissões, uma atividade estimulada pelo grupo

Condominio de Energia AlternativaEstá programado para ser lançado em agosto, em Paranavaí, um condomínio (ou consórcio) de energia alternatividade. A ideia é aproveitar a Semana de Engenharia Agronômica da Faculdade Fatecie, que será de 19 a 23 de agosto, para lançar o grupo e buscar adesões.
Durante a Semana de Agronomia será dedicado um dia para tratar de energias renováveis, quando deverá ser abordado as alternativas para produção de energia elétrica através do biogás e solar (fotovoltaica). Não está descartada a possibilidade de um especialista falar sobre a energia eólica.
A decisão do lançamento do condomínio foi tomada na última reunião do G-8, grupo que reúne as principais entidades não governamentais que trabalham para promover o fomento econômico de Paranavaí e região. A reunião foi realizada na Fatecie, na tarde da última terça-feira.
Fontes alternativas de energia e a formação de condomínio ou consórcio vêm sendo debatidas desde a reunião mensal de março do G-8. A ideia é reunir pessoas físicas e jurídicas de pequeno e grande portes para viabilizar uma usina. A participação vai depender do investimentos de cada um. “O importante é que comecemos. A energia elétrica hoje tem um grande peso nos custos de produção de uma indústria ou mesmo nas despesas fixas do comércio e de prestadores de serviço. As fontes alternativas, as chamadas energia limpa, é uma excelente opção empresarial e ao meio ambiente”, disse o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), Maurício Gehlen, coordenador do grupo.
A assessoria jurídica da ACIAP já vai começar a estudar a melhor forma de montar um grupo de forma a viabilizar a participação dos que tem interesse apenas atender as necessidades de uma residência ou de um grande indústria. “No começo será difícil poder atender 100% das necessidades de uma empresa, mas depois o processo vai avançar”, diz Gehlen.
PROFISSÕES – Também na reunião desta semana, o G-8 programou para agosto, uma mostra de profissões reunindo as quatro instituições de ensino superior (IES) da cidade – Fatecie, Instituto Federal, Unespar e Unipar – mostrando o potencial acadêmico da cidade.
O objetivo é evitar que jovens deixem a cidade por falta de opção de graduação e também atrair os da região. Será realizado uma força tarefa na região para viabilizar a vinda de alunos do ensino fundamental e médio a Paranavaí, a fim de que conheçam as IES da cidade e os cursos que são disponibilizados.
A ideia é reforçar cada vez mais Paranavaí como uma cidade universitária, gerando conhecimento e oportunidades.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.