Técnicos do Governo conhecem

Publicado em 21 de março de 2019

Centro de Convivência do Idoso em Paranavaí

O modelo será adotado por Ratinho Júnior para todo o
Paraná. Em campanha, ele havia assumido compromisso

Governo-vai-construirPor determinação do governador Ratinho Júnior e do secretário Ney Leprevost, o diretor do Departamento de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), Fernando Castellano Júnior e sua assessora Pricila Marcoccia de Souza, junto com técnicas do Escritório Regional do órgão, visitaram o Centro de Convivência do Idoso (CCI), construído e mantido pelo Instituto Maurício Gehlen. A instituição atende gratuitamente 1.200 pessoas acima de 60 anos. O governo vai usar o modelo para implantação de unidades como esta em outras cidades do Paraná.

O CCI oferece aos idoso atividades como artesanato, culinária, computação, musculação, hidroginástica, alongamento, yoga, vôlei, dança, caminhada, biblioteca, sala de jogos e terapia de grupo com uma psicóloga. “Em breve será iniciada uma oficina de alfabetização.

O CCI foi inaugurado em abril do ano passado. O então deputado estadual Ratinho Júnior, então pré-candidato ao Governo do Estado esteve no evento. Na ocasião, em seu discurso o empresário Maurício Gehlen pediu que, eleito, Júnior levasse esta iniciativa a todo o Paraná para dar mais qualidade de vida aos idosos, tirando-os da solidão a que muitas vezes, por necessidade, são submetidos. Ele entregou um ofício formalizando o pedido ao então parlamentar.

Durante a campanha eleitoral, nos programas de rádio e TV e em debates o candidato a época afirmou, várias vezes, que implantaria no Estado uma política de proteção e promoção da pessoa idosa e o Centro de Convivência de Paranavaí seria um dos modelos a ser adotado.

“Viemos aqui em nome do governador Ratinho Júnior e do secretário Ney Leprevost conhecer este centro. O governador é apaixonado por este Centro e pelo trabalho que aqui é realizado”, disse Castellano. Recepcionados pela coordenadora Beatriz Gehlen e pelo jornalista Jorge Roberto Pereira da Silva (diretor voluntário), os representantes da SEJUF de Curitiba, junto com as técnicas locais (Ana Paula Bertelli, Vera Lúcia Ceccon e Elizabete Midori Yanagihara), percorreram todas as instalações do CCI e fizeram muitas perguntas para subsidiar o projeto que vão fazer. Na piscina onde um grupo fazia hidroginástica conversaram com os frequentadores, chamando-os de “crianças acima de 60 anos”.

Depois, na sala da diretoria, Beatriz e Jorge Roberto prestaram todas as informações solicitadas e colocaram, o Instituto e o Centro à disposição para contribuir com o projeto do Governo do Estado. Além das atividades, do projeto arquitetônico, questionaram muito sobre os custos. “Será uma honra para Paranavaí e para o nosso presidente Maurício ver que esta iniciativa vai ser exemplo para todo o Estado”, disse o jornalista.

Castellano e Marcoccia estiveram em Paranavaí exclusivamente para conhecer o CCI e, ao final da conversa garantiram que a iniciativa vai prosperar em todo o Estado. “Queremos um projeto realista, que possa ser implantado e executado”, disse o diretor do DAS, que pretende fazer um projeto que contemple um trabalho transversal envolvendo várias secretarias de estado e até universidades públicas.

 

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.