Fórum vai discutir

Publicado em 16 de novembro de 2018

políticas públicas sobre drogas

DanteSerá realizado em Paranavaí, no próximo dia 30, o I Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento será realizado no auditório das ACIAP, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, com palestras e espaços para questionamentos. A promoção é do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Paranavaí (Comud).
Durante o Fórum serão abordados os seguintes temas: prevenção e importância do tratamento, experiências no atendimento das comunidades terapêuticas e o trabalho em rede e o fluxo de atendimento. O evento vai reunir profissionais do setor público, de órgãos não-governamentais e voluntários.

Segundo o presidente do Comud, Dante Ramos Júnior, a intenção é fortalecer o trabalho do atendimento em rede, identificar eventuais falhas e promover a correção. Esta rede é formada, basicamente, por profissionais de saúde do poder público (estadual e municipal), voluntário nas ONGs e as comunidades terapêuticas.

“Vamos trazer pessoas com experiência no assunto que possam trazer informações novas à nossa rede, que é boa, mas tem espaço para melhorar”, diz Ramos Júnior. Na opinião dele, “a questão das drogas é um problema de saúde pública. Temos que educar e conscientizar as famílias sobre esteve grave problema”. Diz que a desagregação familiar é uma das principais responsáveis causas que leva, especialmente, adolescentes e jovens às drogas. Ele se mostra particularmente preocupado com as drogas legalizadas (bebidas alcoólicas).

O presidente do Comud diz que o tráfico e a comercialização de drogas são problemas de segurança, mas o dependente químico deve ser tratado como doente. “O problema é sério e atinge pessoas de todas as classes sociais. Há uma tendência de criminalizar o uso de drogas e associa-la à pobreza. Mas isto não é a realidade”.

Ramos aponta como solução os pais se aproximarem mais da vida dos filhos. O envolvimento com as drogas é decorrente – na opinião do presidente do Comud – do ambiente familiar, social e escolar. “Os pais devem ser exemplos para os filhos. É neles que eles vão se espelhar. Temos que estar presentes na vida dos filhos. Eles tem que aprender o que é liberdade com responsabilidade. Temos que retomar os valores morais da família e resgatar uma sociedade mais ética”, defende.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.