APP recebe homenagem da Câmara

Publicado em 15 de novembro de 2018

APPComemorando 50 anos de existência, a APP-Sindicato Núcleo Sindical de Paranavaí foi homenageada na noite desta segunda-feira, 12, no plenário do Poder Legislativo, com a auferição da Moção de Aplauso nº 030/2018, de autoria do vereador professor Carlos Alberto João.
Fundada em 21 de outubro de 1968, com sede na cidade de Paranavaí, a APP foi criada com a finalidade de unir, amparar e defender os membros do magistério nos seus justos interesses e aspirações materiais, morais e espirituais; assim como propugnar pelo aperfeiçoamento profissional do professor; além de cooperar com os órgãos de ensino oficial e particular, na elaboração e execução de planos educacionais, visar à completa e integral formação da juventude e combater o analfabetismo.

Sempre em defesa da escola pública, o Núcleo Sindical de Paranavaí participou ativamente de várias greves em prol dos benefícios da categoria e realizou diversas atividades em contribuição a luta dos trabalhadores em Educação do Paraná.

Entre estas: as mobilizações do dia 30 de Agosto; mobilização para doação de sangue no dia 29 de Agosto, em prol da aprovação dos 10% de professores; ampliação de 20 para 40 horas semanais; melhorias no Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do Governo Paranaense; aumento do porte de Escolas; vale transporte para os funcionários; acréscimo da hora-atividade; substituição dos funcionários em licença médica; ampliação do número de vagas nos concursos; conquista de reajustes salariais e de novo plano de carreira; curso de formação Sindical; curso de Organização por Local de Trabalho (OLT); curso preparatório para concursos, além de participações em seminários sobre violência na escola; Fundeb; Fórum do Mercosul; Fórum Social Mundial; Conferência Estadual de Educação, debates e grupos de estudo, e a elaboração de propostas dos trabalhadores em educação.

Propositor da homenagem, professor Carlos afirmou que a APP é o maior sindicato do Paraná, e uma das maiores de trabalhadores em educação do país. Ele também destacou a história da instituição. “Esta entidade possui 50 anos de história em defesa da educação pública, laica, inclusiva, gratuita e de qualidade. […] Não só fez e faz lutas sindicais no sentido corporativo, mas, direciona e defende os interesses da categoria e, sobretudo pelo seu estatuto, propõe melhoria da qualidade da educação pública e, ainda, a solidariedade com todas as categorias de trabalhadores e movimentos sociais. É instrumento de defesa e conquista de direitos profissionais e sociais e de formação de consciência participativa da classe contra a exploração do trabalho. Parabéns!”, disse.

Em nome da APP, a presidente do Núcleo Sindical de Paranavaí, professora Maria Júlia Nunes da Rocha, usou a palavra para agradecer a homenagem.

“Nestes 50 anos de existência o Núcleo Sindical de Paranavaí tem presença marcante na organização e nas lutas da categoria, nos 30 municípios da nossa região, pela garantia de direitos e pela defesa da escola pública e valorização”, proferiu.

Rocha ainda relembrou grandes nomes que contribuíram para a história da APP no município, como os professores Attílio João Andriolli, Edna de Almeida Andriolli, Dagoberto Cascardo, Benjamin Antonio Johan, Manoel de Lima, Auzilia Bana, Anibal Pagamunici, Angelo Libério Robertina, Maria Lucilene Jacomel, Celdo José dos Santos, Ismar Dephino de Paula, José Manoel de Souza, entre outros.

Continuou sua fala: “Quero agradecer mais uma vez a todos os vereadores […] que aprovaram esta homenagem. Em especial ao professor Carlos Alberto João. […] Agradeço aos representantes da Diretoria Estadual da APP – Sindicato presentes nesta solenidade […] aos ex-presidentes e integrantes de direções anteriores, bem como de toda categoria que se faz presente nesta solenidade. Nestes tempos desafiadores, destaco que um professor, uma professora, um funcionário e uma funcionária de escola não fogem à luta.

E finalizou convidando a todos para participar do baile, que será realizado no próximo dia 15, em comemoração as festividades alusivas ao cinquentenário.

Alda - 391x69

2 comentários sobre “APP recebe homenagem da Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.