O vereador Lucas Barone (MDB) defendeu, esta semana, a redução do salários dos próprios vereadores. A defesa foi feita da tribuna da Câmara. E a reação dos seus pares não foi das melhores. Alguns deles rebateram Barone considerando sua proposta como demagógica.
Senhores vereadores…
Atire a primeira pedra quem de vocês não se enquadra nessa definição de DEMAGOGIA.
DEMAGOGIA é um termo de origem grega que significa “arte ou poder de conduzir o povo”. É uma forma de atuação política na qual existe um claro interesse em manipular ou agradar a massa popular, incluindo promessas que muito provavelmente não serão realizadas, visando apenas a conquista do poder político.
https://www.significados.com.br/demagogia/
PARABÉNS Lucas Barone.
Com essa iniciativa você vai desnudar os verdadeiros interesses dessa Casa de Leis que outrora era considerada […].
Acredito com muita convicção de que uma reforma política deve-se começar nos municípios, moralizando e redescobrindo as atribuições de um vereador que é, resumidamente, o poder de legislar e fiscalizar as ações do prefeito.
Atualmente um vereador ganha um GORDO salário para se apresentar na câmara uma vez por semana, num período de 2 horas, […].
Novamente parabenizo o nobre edil Lucas Barone.
Tatura…
Sempre acreditei nos motivos e critérios que o moderador desse blog utiliza para eliminar e/ou censurar (…) possíveis ofensas e calúnias. E te parabenizo por sempre se preocupar com a idoneidade de pessoas e instituições. Mas nesse meu comentário em particular, com todo respeito e humildade lhe digo, não percebi ofensa alguma, apenas algumas críticas que são notórias em nível nacional. Entendo que para você eu tenha extrapolado alguns limites mas não entendi a censura da comparação que fiz entre Casa de Leis e Casa do Povo. Nem mesmo contextualmente. Assim como fiz sobre o excesso de homenagens que a câmara municipal (desta cidade como no país inteiro) insiste em se ocupar quase que exclusivamente. E também quando falei sobre Impessoalidade, Moralidade e Eficiência.
Provavelmente você venha me questionar quanto a minha identidade. Infelizmente não possuo o privilégio de expor minhas opiniões sem deixar de sofrer duras retaliações nos mais variados sentidos, principalmente com amizades e profissionalmente. Acredito que se todos pudéssemos distinguir o pessoal do profissional e político, certamente seria mais prazeroso promover debates sem a necessidade de agressões morais e físicas.
Se minhas opiniões forem censuradas por motivos que considero irrelevantes, não conseguiria sentir o imenso prazer que sempre tive em me comunicar nesse valioso espaço, nesse tão completo noticiário. Com muito pesar eu prefiro me silenciar. Agradeço pelos inúmeros momentos de desabafo, de crítica e de conhecimento promovidos pelo Taturana.
Obrigado pela atenção.
(…)
NOTA DO BLOG:
Caro colaborador
Entendo sua decepção e sinceramente lamento.
Sou responsável por todo o conteúdo publicado no Blog, independentemente do autor ter sua identidade revelada ou não. Infelizmente, como deve ser de seu conhecimento, estamos vivendo momentos sombrios em nosso trabalho.
Publico seu desabafo como um gesto de respeito e consideração por sua importante colaboração.
“ENCARGO PASSAGEIRO
PELO FIM DOS SUBSÍDIOS DOS VEREADORES MUNICIPAIS
A iniciativa visa a conferir um novo papel aos vereadores desses pequenos municípios. A atividade não remunerada resgatará o verdadeiro papel honorífico e social do exercício a política local. Afastará do cenário político, ainda, uma série de figuras pitorescas — bem identificadas na propaganda eleitoral —, cujo intento de ingresso nas Câmaras Municipais é unicamente fundado no percebimento de subsídios (nem sempre módicos) pela participação em duas a quatro sessões mensais.”
https://www.conjur.com.br/2012-out-09/atividade-vereador-nao-profissao-nao-remunerada