é um dos grandes problemas da segurança pública paranaense e brasileira”
Não é novidade para ninguém que o Brasil registra diariamente casos graves de violência, e no Paraná não é diferente. A desconsideração em relação à justiça e à legislação favorece a sensação de impunidade e dá margem para a criminalidade. Além da insegurança nos grandes centros, a violência também se espalhou pelo interior do Paraná, e não apenas em forma de furtos, roubos, retaliações (ou acertos de contas) e assassinatos, mas também de violência com motivação torpe e fútil contra crianças, mulheres e idosos.
Diante dessa realidade incontestável, candidatos têm sido cada vez mais questionados sobre a sua posição em relação à violência e à segurança pública. Sobre o assunto, o empresário e candidato a deputado federal Valdemar Delatorre (MDB), diz que não há como minimizar a questão da violência e da criminalidade sem investimento em educação e nas forças policiais que trabalham no limite de suas possibilidades.
“Falta um trabalho pontual para reduzir a reincidência da criminalidade. Muitos casos de crimes no Paraná são de autores reincidentes. Ou seja, pessoas que já cometeram crimes, saíram impunes ou receberam pena branda e continuam no crime. Isso desestimula as pessoas a buscarem por justiça. Então falta um trabalho consistente para reduzir a reincidência, que é um dos grandes problemas da segurança pública paranaense e brasileira”, defende Delatorre.