Aberta a temporada

Publicado em 20 de julho de 2018

 de  convenções partidárias

Fábio Campana
Vai atá o dia 5 de agosto o prazo determinado pela legislação eleitoral para realizar as convenções partidárias. É o momento em que as siglas decidem oficialmente se lançam e quais serão as candidaturas para as eleições. No encontro, os partidos devem elaborar uma ata que é protocolada no Tribunal Regional Eleitoral.
No Paraná, entre os partidos com pré-candidato ao governo, o PSD do deputado Ratinho Junior, é a primeira legenda a realizar convenção. Será no sábado, no Paraná Clube, em Curitiba. O MDB, do senador Roberto Requião, que ainda não definiu se lançará candidato ao governo, também fará o encontro no sábado. Será na sede do partido, no bairro Batel.
As duas convenções começam por volta das nove horas da manhã e devem se estender até o início da tarde. Outros partidos menores que já decidiram não lançar candidaturas também devem fazer o encontro, por causa da exigência da lei, mas em muitos casos os filiados delegam a decisão à Comissão Executiva da sigla. O PV, por exemplo, que já decidiu apoiar Ratinho Junior, e o PROS, da coligação com a chapa da governadora Cida Borghetti à reeleição, também farão convenções neste sábado.

Na sequência, no segundo fim de semana do período de convenções, o PSOL deve homologar a candidatura do servidor público Luiz Piva, o Professor Piva, na sexta-feira dia 27 de julho. A convenção do PSOL, que deve lançar chapa com dois candidatos ao Senado, será na APP Sindicato, na sede da Praça Carlos Gomes, em Curitiba. No dia seguinte, sábado, o Partido dos Trabalhadores deve confirmar a candidatura ao goveno do ex-deputado Doutor Rosinha no sábado, dia 28 de julho. A convenção estadual do PT será na sede do partido em Curitiba, no Bairro São Francisco.

No mesmo dia, o PRTB deve lançar a pré-candidatura do empresário Geonísio Marinho, em chapa pura, com Eliceu Palmonari como vice. O PRTB é o único partido que já definiu quem será o vice na chapa. O partido já decidiu também lançar dois nomes para o Senado. No dia seguinte, no domingo, dia 29 de julho, a Rede deve confirmar a candidatura do ex-vereador Jorge Bernardi ao governo e do ex-senador Flavio Arns ao Senado.

Na semana seguinte, no último fim de semana do prazo legal das convenções, será quando o PDT deve confirmar a candidatura do ex-senador Osmar Dias ao governo do Paraná. O encontro será no dia 4 de agosto, no Clube Recreativo Dom Pedro II. O PP, que deve lançar a candidatura à reeleição da governadora Cida Borghetti, marcou a convenção para o dia 5 de agosto, domingo.

Entre os partidos maiores, que ainda não definiram se vão lançar candidatos ao governo ou apoiar chapas já pré-definidas, o PSDB, presidido pelo ex-governador Beto Richa, pré-candidato ao Senado, deve realizar a convenção no sábado dia 4 de agosto. O PPS, do deputado federal Rubens Bueno, que também não declara oficialmente apoio a outras chapas, deve fazer a convenção no dia 3 de agosto. O PSL, do deputado federal Fernando Francischini, chegou a marcar convenção para este sábado, mas a data foi cancelada.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.