Nos três últimos anos da gestão Rogério
Lorenzetti, índice foi de alto desenvolvimento
Em 2014, Paranavaí ficou em 2º lugar no Paraná e, em
2016, último ano de Lorenzetti, o município ficou em 3º lugar
Durante os três últimos anos da Administração Rogério Lorenzetti (2014 a 2016) o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) colocou Paranavaí na categoria de “alto desenvolvimento”, o mais alto na escala. A informação é da própria Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que, com base em informações oficiais sobre educação, saúde e emprego & renda cria um ranking de quase 5.500 cidades brasileiras para que os empresário possam direcionar seus investimento
“Isto é resultado de um trabalho sério, de uma equipe comprometida com o desenvolvimento da cidade e secretários atuantes. Mostra que Paranavaí está numa fase de ascendência, como poucas cidades brasileiras. Espero que o trabalho que iniciamos tenha continuidade. Estamos felizes por levar Paranavaí a esta condição”, disse o ex-prefeito Rogério Lorenzetti, de Curitiba, onde estava nesta sexta-feira.
Pré-candidato a deputado federal, Rogério disse esperar se eleger para poder contribuir “para que mais cidades paranaenses atinjam os índices que Paranavaí atingiu de desenvolvimento”, complementou ele.
Em 2014, o índice alcançado por Paranavaí a colocou em 2º lugar no Paraná, no ano seguinte, em 7º, e no último ano de gestão, 3º lugar no estado e 18º no Brasil. O Sistema Firjan fez a divulgação de uma vez só dos últimos três anos.
O QUE É – O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
De acordo com a Firjan, a metodologia para levantar o índice, possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
Desde 2014, a metodologia do IFDM foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo. A nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais. Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais. Neste caso, o ano de referência deixou de ser 2000 e passou a ser 2010.
De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. No último ano de gestão de Lorenzetti, o índice foi de 0,8739 e em 2014foi 0,8791. O maior índice alcançado até agora entre os municípios brasileiros foi de 0,8966 em 2014.
A prefeitura também espalhou esta notícia. Só “esqueceram” de dizer que tudo aconteceu na gestão do Rogério.
Mas não dá nada.
Isto sempre acontece
Seria fundamental que o ex-prefeito Rogério Lorenzetti se posicionasse em relação as infinitas regalias imorais em que os deputados são beneficiários. Como também em relação ao teto constitucional dos servidores públicos determinados pela tão contrariada constituição.
Ou ele está querendo ser mais do mesmo:
Uma ambulância pra cá, um micro ônibus prá lá, uma verba para asfalto acolá, uma creche prá cá, etc… emenda parlamentar só tem função de criar santos malditos.
Queremos reforma política e administrativa.
Queremos o fim de privilégios e regalias a políticos enquanto os serviços públicos são sucateados e suas instituições aparelhadas em troca de favores e subornos.
De santos malditos este país infernal está até a tampa.
Menos vaidade e ganância!!!
Mais seriedade e coragem!!!