Paranavaí-Curitiba em pista dupla? Nem pensar

Publicado em 20 de maio de 2018

Quem vinha sonhando que até 2021 poderia viajar de Paranavaí a Curitiba por pista duplicada em todo o trecho, pode tirar o cavalo da chuva. Pelo 90 quilômetros da rodovia, entre Apucarana e Ponta Grossa, não estão incluídos no projeto de duplicação. E não é conversa mole. A notícia é oficial e do Governo do Estado, que em resposta a um requerimento do deputado Tercílio Turini (PPS)
“É um absurdo. São 20 anos de cobrança de pedágio, uma das tarifas mais caras do País. A receita da concessionária (CCR Rodonorte) chega a R$ 7 bilhões no período, isso pelos dados do governo. O Programa de Exploração Rodoviária estabelecia a duplicação completa da BR-376, a principal ligação entre o Norte e outras regiões do estado a Curitiba, litoral e Porto de Paranaguá. Os paranaenses não podem aceitar mais um prejuízo nesses contratos de pedágio”, comentou o deputado.
Turini chama atenção para a resposta ao questionamento feito sobre as perspectivas de conclusão da obra completa: “Em relação aos segmentos em pista simples, não há previsão de incluí-los no Programa de Concessão que se encerra em 2021, na etapa Duplicação. Tal inclusão requer o aporte de mais investimento do que está previsto no Programa vigente (Lote 5), sendo que o impacto deste montante, demandaria incremento da tarifa de pedágio ou prorrogação do Contrato de Concessão”, diz o documento.
O governo informa que, dos 244,2 quilômetros entre Apucarana e Ponta Grossa, devem ser duplicados 154,2. Até agora, foram concluídos 32,9 quilômetros.
Outros 54,9 estão em execução, com perspectiva de conclusão em 2019, e mais 66,4 quilômetros têm previsão de início em 2018 e término no ano que vem. “São informações oficiais e tomara que os prazos sejam cumpridos, embora tenha dúvidas se haverá tempo hábil”, afirma o deputado.

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3 comentários sobre “Paranavaí-Curitiba em pista dupla? Nem pensar

  1. Que vergonha o Anel de Integração do Governador Jaime Lerner. A verdade é que dói mesmo é nos “anéis” do povo paranaense.

  2. Claro que não vão terminar. A não ser que as pedageiras e os funcionários que estiveram envolvidos no esquema milionario das estradas (onde um paranavaiense já está preso por supostamente estar envolvidos no esquema) resolvam devolver os valores roubados do povo em credito em estradas. Daria para fazer o paraná todo. Pois nos pagamos dobrado pelo jeito pra andar nas estradas.

  3. http://www.ppspr.org.br/ppspr23/noticias/noticia/turini-concessionarias-de-pedagio-tem-60-de-obras-a-executar-ate-2021

    Em reunião da Frente Parlamentar contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio, pela manhã, o diretor de Operações do DER, Paulo Montes Luz, disse que as concessionárias precisam executar 46 obras nas rodovias pedagiadas até 2021. “É um absurdo, um desrespeito à população paranaense, que paga um dos pedágios mais caros do Brasil”, afirmou Turini. As obras incluem duplicações, viadutos, trincheiras, trevos de acesso e outras melhorias.

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