Amunpar ajudará o custeio da Unidade Morumbi

Publicado em 08 de março de 2018

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar) se reuniram hoje, na sede da entidade, junto do deputado estadual Tião Medeiros e do deputado federal Luciano Ducci, para discutir a participação de cada um dos 29 municípios no hospital Unidade Morumbi da Santa Casa. Depois de uma reunião de esclarecimento, foi aprovada por unanimidade a participação de cada prefeitura no pagamento do custeio do hospital.
Os recursos para a finalização da obra já estão garantidos pelo Governo do Estado, porém, os equipamentos, que vão custar aproximadamente R$ 20 milhões, ainda são uma incógnita. Reunidos na última semana em Brasília com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, Ducci e Medeiros ouviram do ministro que há a possibilidade do ministério assumir a compra dos equipamentos, mas com a condição de que os municípios paguem as dívidas de custeio mensalmente.
“O ministro foi muito claro em dizer que o ministério pode comprar esses equipamentos, mas precisa de uma garantia do custeio do hospital. Essa reunião de trabalho serviu para firmarmos o compromisso de que cada município vai contribuir com essa causa. Entre ter um hospital fechado sem funcionamento e fazer uma força para que mais pessoas possam ser atendidas em um novo hospital com estrutura adequada e de qualidade, vamos optar por algo que favoreça os cidadãos”, disse Tião Medeiros.
Segundo o deputado federal Luciano Ducci, essa é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. “O ministro já se comprometeu e agora cada município precisa fazer a sua parte. Entendemos que não é uma coisa simples, ainda mais em tempos de baixa arrecadação e crise, mas é um esforço válido. Além disso, também vou me comprometer a mandar anualmente uma emenda de R$ 500 mil para a Santa Casa e ajudar no pagamento dos custos do hospital”, garantiu.
Por se tratar de um ano eleitoral e a possível saída do ministro no próximo mês, os prefeitos decidiram rapidamente pelo apoio à causa apresentada. “Nós vamos precisar tomar medidas drásticas e deixar de sermos conservadores, pois não podemos deixar essa oportunidade passar. Claro que precisamos conversar com a Santa Casa e saber o que vai ser ofertado para cada município e também fazer nossas exigências, mas nesse momento, o mais importante é que todos os prefeitos foram favoráveis e estão conosco para que esse hospital entre em funcionamento o quanto antes”, discursou o prefeito de Paranavaí e presidente da Amunpar, KIQ.
Para o diretor da Santa Casa, Héracles Arrais, a parceria entre o hospital e os municípios vai aliviar consideravelmente a demanda que hoje existe na região. “A Unidade Morumbi da Santa Casa vai desafogar e melhorar o serviço de saúde em toda a região. Teremos mais 100 leitos (hoje a Santa Casa possui 123), quatro salas de centro cirúrgico e 13 leitos para UTI. Dois hospitais de qualidade funcionando a todo vapor será um grande avanço”.
Nos próximos dias, o prefeito KIQ vai emitir um ofício garantido o compromisso dos municípios da Amunpar e entregar em mãos ao ministro Ricardo Barros.

Alda - 391x69

2 comentários sobre “Amunpar ajudará o custeio da Unidade Morumbi

  1. Segundo alguns comentários, os municípios da região da amumpar não pagam os seus encargos junto a Santa Casa de Paranavaí há um bom tempo, imaginem então, custear mensalmente a Unidade Morumbi. Pode até ser que inicialmente os pagamentos sejam regulares, mas em curto espaço de tempo, os municípios voltam a ter o mesmo comportamento do anterior, alegando que não tem recursos para cumprir com o acordado. Embora, a crise financeira que passam os municípios atualmente, em razão da escassez de recursos, é necessário programar o minimo que possa ser, em se tratando de saúde pública, para que o cidadão seja atendido e a instituição possa saldar os seus compromissos, pois, afinal, o acordo é bilateral, como ônus e bonus para ambos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.