Do Blog do Esmael Morais (Curitiba)
A juíza federal Vera Lúcia Feil Ponciano, da 6ª Vara Federal de Curitiba, indeferiu nesta sexta-feira (30) o pedido de liminar proposto ontem pelo Fórum Nacional Contra o Pedágio contra o reajuste de 4,96% dos valores em rodovias do Paraná.
A magistrada alegou que “a competência não é da Justiça Federal porque nenhum ente federal faz parte do processo (União, DNIT ou ANTT), mas analisou o pedido tendo em vista a urgência da medida, pois o reajuste ocorrerá hoje às 24h00min”.
Segundo a juíza, o Fórum contra o Pedágio não juntou ao processo documentos demonstrando a existência de qualquer ação judicial ou decisão do TCU – Tribunal de Contas da União e TCE – Tribunal de Contas do Estado impedindo o reajuste.
Com a decisão desfavorável à liminar, o aumento nas tarifas do pedágio, autorizado pelo governador Beto Richa (PSDB), vai vigorar normalmente a partir de amanhã nas rodovias paranaenses.
É meu caro Esmael. Em nosso País a maioria dos desmandos caem rápido no esquecimento. No caso dos pedágios do Paraná, infelizmente, não dá pra esquecer, pois cada reajuste dos já extorsivos valores praticados pelas concessionárias faz a ferida voltar a sangrar. O povo não pode esquecer daqueles que “contribuiram” com o “processo”