Um grupo de lideranças da região estará nesta terça-feira em Brasília para oficializar no Ministério dos Transportes o pedido de duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Taquarussu (MS), com um ponte no Porto São José. A comitiva será recebida às 15h30 pelo secretário nacional dos Transportes, Luciano Castro.
O grupo vai protocolar o pedido que tem mais de uma centena de assinaturas de autoridades e lideranças da região. Diversos deputados federais do Paraná que obtiveram votos na região também se comprometeram em participar da audiência e trabalhar politicamente para viabilizar a reivindicação.
Segundo Ivo Pierin Júnior, presidente do Sindicato Rural de Paranavaí e um dos líderes da Sociedade Civil Organizada, que ao lado da Associação dos Municípios do Paraná (Amunpar), coordena a mobilização em torno deste assunto, a audiência em Brasília é mais uma etapa na longa trajetória para viabilizar a Rodovia do Agronegócio.
“Existem várias etapas a ser vencidas. Temos o projeto para fazer, promover o retorno da BR-376 neste trecho para o Governo Federal, já que atualmente está estadualizada e colocar esta obra no plano de concessões do Ministério dos Transportes. Isto demanda tempo e muito trabalho técnico e político”, diz Pierin.
Na semana passada, em dois eventos distintos, Pierin pediu apoio para a proposta. Em Loanda, na sexta-feira, durante Encontro de Desenvolvimento Regional, promovido pelo Sicredi, ele solicitou a inclusão desta proposta no plano de desenvolvimento regional. No sábado, em Paranavaí, apresentou o pedido ao deputado Ratinho Júnior, pré-candidato a governador, para inclusão no seu programa de governo. “Vamos pedir para todos os candidatos que insiram nos seus planos de governo esta reivindicação da região”, disse ele.
OLHA, SE TEM UMA OBRA QUE SAI E ESSA AI. E MUITO INTERESSE ESSA OBRA VAI DEICHAR MUITA GENTE BEM DE VIDA. AGORA O HOSPITAL QUE NÃO SAI, UBS QUE NAO FUNCIONA, OLHA QUE TEM 3 VEREADORES QUE SE DIZEM DA SAUDE, É TANTA AMBULANCIA CHEGANDO QUE VAI FALTAR MOTORISTA.