“Furões” já deram mais de duas mil multas

Publicado em 13 de novembro de 2017

O primeiro mês de funcionamento dos dois controladores de avanço de sinal em Paranavaí apenas confirmaram os estudos prévios da Secretaria de Segurança e Trânsito: imprudência dos motoristas e muitas infrações cometidas nos cruzamentos. Apenas um mês após a instalação dos aparelhos, a Prefeitura já fez 2.173 autuações a motoristas que não respeitaram o sinal vermelho.
Os controladores de avanço de sinal (furões) estão instalados em dois pontos: nos cruzamentos da Heitor de Alencar Furtado com a Éttore Giovine, em frente à rodoviária, e na Luiz Spigolon com a Pernambuco. Surpreendentemente, o “furão” da Rua Luiz Spigolon registrou 1.845 infrações, enquanto o da Avenida Heitor registrou apenas 328.
Para o secretário Heron Radke, a função do controlador de avanço de sinal é dar mais segurança à população e fiscalizar o cumprimento da legislação de trânsito. “É importante reduzirmos a velocidade de tráfego nas vias coletoras e arteriais, que são as ruas de ligações entre os bairros. O controlador é realidade em todas as cidades de porte médio e grande e é um mecanismo funcional para conter acidentes e melhorar a segurança da população”, afirmou.
Recentemente, um acidente na esquina da Avenida Heitor de Alencar Furtado com José de Mattos Filho foi registrado pelas câmeras de controle de avanço de sinal vermelho, instaladas em frente à rodoviária. “O objetivo dos controladores de avanço de sinal é justamente inibir situações como esta, uma vez que os condutores que avançam o sinal vermelho, desrespeitando a sinalização de trânsito, são notificados com multa no valor de R$ 293,47 além de sete pontos na habilitação”, disse Heron.
O funcionamento do sistema é simples, mas também possui exceções, segundo Heron. “Um sensor instalado na faixa detecta quando o veículo fura o sinal vermelho. Um agente de trânsito analisa as imagens e determina se houve infração ou não, mas existem casos específicos em que o motorista vai poder furar o sinal, como por exemplo, dar passagem para veículos de emergência (ambulâncias, viatura dos bombeiros ou da polícia). Outro caso é de risco iminente ao motorista durante a madrugada”.
Até o início de 2018, outros 8 controladores serão instalados nos cruzamentos com maior registro de acidentes, segundo a Ditran.

Alda - 391x69

18 comentários sobre ““Furões” já deram mais de duas mil multas

  1. Leva multa quem quer. Morei 20 anos em Maringá e lá cada esquina tem 1. E nunca fui multado. É só andar correto que nada acontece.

      • Esse Felix deve ser funcionário do Blog, ou de algum vereador só pode! Cara não tem que fazer não!!! Só fica postando coisas sem fundamento!!! Ouvi uma conversa de boteco e corre colocar aqui! Vai atras da informação correta!!! Cite as fontes das suas informações!!! Faça o seu trabalho certo com bases em informações corretas e com as fontes delas, para que a população possa verificar se é verídica ou não!!!

    • Vamos fazer as contas…
      Média de 500.000,00 arrecadados com multas
      500.000,00 das podas e limpeza (licitação) que a empresa que ganhou nao está fazendo
      Mais os salarios do HOMI que não está gastando…

      UTOPIA ou to doido

  2. Mano do céu! O que que é isso?
    O ômi prometeu que tiraria o radar móvel no início da gestação e cumpriu, ou vai cumprir, depois de um ano.
    O radar móvel “arrecadava” cerca de 300 paus por mês.
    Agora, com dois radares fixos em um mês já […] o povo em mais de 500 pratas.
    O povo de Paranavaí tem que se lascar mesmo. é gente da pior espécie e tem que pagar mesmo por seus erros.
    Tamanha falta de respeito e civilidade só acontece aqui. Povo sem educação, sem responsabilidade. Merece mesmo um […] disciplinador, que veio pra moralizar esta gente estúpida e […]
    Parabéns mano. você está sendo a maior surpresa da história política da cidade. quem […] em você deve estar feliz da vida cara.
    povo […] merece mesmo.
    Quem precisa de radar móvel?
    Tomô?
    Tá satisfeito ou qué mais povão trouxa?

  3. Curioso meu caro Demorô é que anunciaram todas as multas como furadas de sinal. Boa estratégia pois este tipo de infração é condenada por todos. imagino que a verdade é bem outra. fiquei em frente a clinica radiológica pra ver. vi pouquisimas pessoas furando sinal. o que vi foi pessoas distraidas ou desinformadas, muitas da região, que vem aqui trazer dinheiro pra cidade, que devem estar sendo multadas por colocarem o parachoque do carro na faixa de contenção ou sobre parte da faixa de pedestres. nos quarenta minutos que observei ninguém furou o sinal. acho que estão multando o simples avanço sobre a faixa de contenção e anunciando como furo de sinal. depois fica fácil. como provar o contrário? se alguém pedir, a imagem vai mostrar o carro sobre a faixa, como se estivesse avançando o sinal. nossa gente não merece este tipo de jogo bruto. é sacanagem pois não oferece perigo nenhum ao pedestre, que aliás sempre lidou com o problema. nos últimos tempos é que começou a contar com a gentileza de uma parte dos motoristas. e não foi por causa de nenhuma campanha de prefeitura. basta pedir uma estatistica pra confirmar que o número de atropelamentos na cidade. esperamos que a camera que multa mostre também o sinal fechado para provar a infração.
    se ninguém tomar uma providencia quando todos os radares estiverem operando será caos. é preciso fiscalizar essa gente. ninguém pode estar acima da lei

    • Agradecendo e Cumprimentando ao sr. Jonas pelo exemplo de “cidadania ativa”, concordando com as pertinentes observações feitas por ele gostaria de saber (1) que estudos são estes que, conforme a matéria dizem que foram confirmados; (2)que confirmações foram estas, se eles também dizem que foram surpreendidos com os números do “furão” da Spigolon?; (3)qual o nível da insegurança atual e qual a velocidade atual e a velocidade desejada ou esperada com este e demais “furões”?; (4)a quais cidades e respectivas experiências o sr. secretário está se referindo especificamente?; (5)será que nestas cidades os equipamentos e processos, bem como a própria situação das mesmas são realmente equivalentes e adequados às nossas necessidades?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.