Em encontro com o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Jaime Giolo, o deputado Zeca Dirceu (PT) discutiu sobre o desmonte que o governo federal tem promovido na educação, incluindo o corte de recursos para as universidades federais. O parlamentar destacou seu esforço para barrar a redução do orçamento destinado às instituições e sua luta em prol do ensino superior público.
O reitor disse ao deputado estar preocupado com a situação das universidades, e afirmou que com o orçamento proposto pelo governo o ensino superior público está ameaçado. “É muito sério o que está acontecendo com a educação pública no país. Não podemos deixar que as universidades federais sofram com esse sucateamento e caminhe para uma privatização”, justificou.
Para o parlamentar, os cortes que o governo vem impondo à educação geram grandes prejuízos para as instituições públicas e comprometem a formação acadêmica dos seus estudantes. “O que está em jogo é o desenvolvimento do país. Em agosto, a situação chegou a um ponto, em que as universidades e institutos federais não conseguiam cumprir sequer seus compromissos mais básicos para o funcionamento de uma instituição de ensino. É o desmonte que o governo federal está fazendo com a educação”, apontou o deputado.
Zeca Dirceu reafirmou seu compromisso nessa questão com o reitor Jaime. “Essa é uma luta que nunca vou abandonar. Como membro da Comissão Mista de Orçamento, meu esforço é contínuo para que mais recursos sejam liberados para as universidades públicas, inclusive as do Paraná, e que nossa educação pública de qualidade não seja extinta pelo governo de Temer”, defendeu.
Que mané desmonte tem feito o atual governo federal com corte em recursos das universidades federais coisa nenhuma!!
A penúria financeira de agora nas universidades federais é apenas um reflexo daquilo que os três governos petistas seguidos fizeram com o orçamento e a riqueza do país, com sua cúpula embolsando 90% de tudo e mandado para o exterior, etc. Se isto não for verdade, então me explique esse deputado a razão de tantas prisões petistas e seus ‘amiguinhos’ da Lava-Jato. E nem me venha dizer que o rolo foi com a Petrobrás, porque ela também é uma empresa do governo federal.
Na verdade acho que esse deputado deve estar sofrendo cegueira, porque não enxerga o óbvio, e agora vem se fazendo de desentendido! Ora bolas.