Pesquisa desenvolvida pelo professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Willian Augusto de Melo, foi apresentada na Geomed 2017, entre 7 e 9 de setembro, em Porto, Portugal. A conferência sediada pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, na Universidade do Porto, reuniu pesquisadores, estatísticos, geógrafos, epidemiologistas, informáticos e profissionais da saúde para discutir métodos de análise espacial.
A partir de dados do período entre 2000 e 2014, o professor do curso de Enfermagem, do campus de Paranavaí, apresentou os resultados que obteve especificamente sobre a tendência de mortalidade devido a acidentes rodoviários com jovens no Brasil. Como explica, a pesquisa foi motivada pelo fato de os acidentes de trânsito serem considerados um grande problema de saúde pública global.
O foco das análises foi as ocorrências com pessoas com idade entre 15 e 29 anos, uma das faixas etárias mais produtivas da população. Os dados utilizados foram obtidos por meio do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Durante a programação, que contou com worshops, sessões temáticas, comunicações e plenárias, o evento abordou de forma interdisciplinar questões sobre estatística espacial, epidemiologia geográfica e aspectos espaciais em saúde pública a partir de olhares de diferentes campos do conhecimento.