Professor apresenta pesquisa em Portugal

Publicado em 20 de setembro de 2017

Pesquisa desenvolvida pelo professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Willian Augusto de Melo, foi apresentada na Geomed 2017, entre 7 e 9 de setembro, em Porto, Portugal. A conferência sediada pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, na Universidade do Porto, reuniu pesquisadores, estatísticos, geógrafos, epidemiologistas, informáticos e profissionais da saúde para discutir métodos de análise espacial.
A partir de dados do período entre 2000 e 2014, o professor do curso de Enfermagem, do campus de Paranavaí, apresentou os resultados que obteve especificamente sobre a tendência de mortalidade devido a acidentes rodoviários com jovens no Brasil. Como explica, a pesquisa foi motivada pelo fato de os acidentes de trânsito serem considerados um grande problema de saúde pública global.
O foco das análises foi as ocorrências com pessoas com idade entre 15 e 29 anos, uma das faixas etárias mais produtivas da população. Os dados utilizados foram obtidos por meio do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Durante a programação, que contou com worshops, sessões temáticas, comunicações e plenárias, o evento abordou de forma interdisciplinar questões sobre estatística espacial, epidemiologia geográfica e aspectos espaciais em saúde pública a partir de olhares de diferentes campos do conhecimento.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.