Pierin propõe “observatório” para Unespar

Publicado em 21 de agosto de 2017

Criar uma ferramenta de apoio, acompanhamento e que dê transparência às ações da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), inicialmente no campus de Paranavaí. A proposta será discutida por lideranças comunitárias que integram a sociedade e levada à reitoria da Universidade. “A nossa proposta é a criação de um grupo, nos moldes do Observatório Social, para acompanhar a Universidade. É uma instituição pública, um patrimônio da população, portanto é nossa obrigação apoiar e ajudar na sua gestão. Mas para isso precisamos nos envolver com a instituição, ter informações, fazer questionamentos. Não se trata de colocar em xeque a autonomia universitária. Ao contrário. É fortalecer esta autonomia, participando, nós da sociedade, das decisões”, diz o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior, que tem atuado junto com outras lideranças da sociedade civil para a implantação do Curso de Direito na Unespar de Paranavaí.
Pierin, que também é vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), recorda que recentemente houve um embate entre algumas universidades estaduais e o Governo do Paraná. “A gente não sabe direito de que lado ficar. De um lado parece que as universidades querem esconder informações, de outro parece que o governo quer agredir a autonomia universitária. Por isso que é importante o acompanhamento popular e social das universidades públicas”, acrescenta ele.
O líder sindical acredita que a participação da sociedade pode contribuir para qualificar as gestões das instituições. “Confiamos nas atuais gestões. Mas fica a pergunta: será que as lideranças classistas e comunitárias não têm nenhuma sugestão que possa melhorar a administração da Universidade? Claro que sim. E é este patrimônio intelectual que temos que colocar à disposição de nossas entidades públicas”, reforça.
INSTITUIÇÕES TRANSPARENTES – Ivo Pierin Júnior diz que vai propor nos próximos dias a realização de uma reunião para tratar do assunto. Na mira dele estão instituições como a OAB, Associação Comercial, igrejas, sindicatos, cooperativas, etc.
“Temos que reunir quem quer instituições públicas oferecendo serviços de qualidade e transparente para discutir este assunto. Com quem tenho conversado, consideram este tema oportuno. Vamos fazer uma via de duas mãos entre a sociedade e a Unespar”, diz Pierin.
Segundo ele, a sociedade pode e deve colaborar para o tripé que é a base das universidades: ensino, pesquisa e extensão. “Acredito que a sociedade pode contribuir muito para o fortalecimento da pesquisa e extensão”, vaticina o líder sindical.

Alda - 391x69

4 comentários sobre “Pierin propõe “observatório” para Unespar

  1. Não vão me dizer que o “observador” vai ser o Demerval… É só o que falta para o Ivo dar de pitaco aqui na cidade. Porque o Ivo não se candidata a prefeito então? Seria dó de gastar com campanha? Ué, o Rogério gastou , se deu bem e até foi reeleito.

  2. Porque a tal “sociedade civil organizada” não cobra do governador Beto Richa mais comprometimento e atenção às instituições públicas de ensino superior do nosso estado, pois as mesmas vivem seu pior momento na história, muito descaso, um verdadeiro sucateamento, sem falar na desvalorização de pessoal? Será que o senhor Pierin tem conversado e ouvido as pessoas certas, que de fato entendem e defendem o ensino público superior?

  3. Eu gostei da proposta. Temos que respeitar a autonomia universitária, mas as públicas devem sim prestar contas. Estamos de saco cheio das caixas pretas que se criaram ao longo dos anos em instituições públicas.
    Quanto ganha um professor? Quanto custa um aluno?
    São informações que temos o direito de saber. Principalmente daqueles professores que ganham e não lecionam e acadêmicos que não estudam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.