Quase 10 mil não fizeram o recadastramento

Publicado em 14 de agosto de 2017

Do Portal da Cidade – Paranavaí

Com o fim do prazo na última sexta-feira (11), 9.945 eleitores de Paranavaí, Amaporã, Nova Aliança do Ivaí e Tamboara não fizeram o cadastramento biométrico, o que representa cerca de 13% do eleitorado da comarca, que é de 75.388 pessoas. A principal consequência da não regularização foi o cancelamento dos títulos de eleitor.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Paranavaí, Cristiano Tomaz de Aquino, com as inscrições eleitorais canceladas, essas pessoas não poderão votar nas próximas eleições, ficarão sem a quitação eleitoral, não poderão emitir ou renovar passaporte, tomar posse em cargo público, ou se matricular em instituições de ensino superior. “O CPF pode passar para a situação de suspenso e dai decorrer todas as implicações que dependem do CPF em situação regular”, afirma, ainda, Aquino.
De acordo com ele, agora, esses eleitores devem regularizar a situação junto ao Fórum Eleitoral. Para isso, precisam ir até o fórum (localizado na Avenida Heitor de Alencar Furtado, 3300, no Jardim São Jorge) com um documento de identificação com foto e comprovante de residência. Assim, um novo título será emitido ao eleitor, que volta a ter os direitos de antes. Segundo Aquino, caso a regularização seja feita até maio de 2018, essas pessoas poderão ir às urnas em outubro do mesmo ano e nas próximas eleições.
Passado o prazo para cadastramento biométrico, o Fórum Eleitoral não atenderá mais em horário especial. Agora, todos os atendimentos serão feitos das 12h às 19h. “A capacidade de atendimento diária reduziu. Contudo, esperamos que os eleitores venham regularizar sua situação que pode ser feita a partir de hoje”, explica o chefe do cartório eleitoral.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.