APP-Sindicato homenageada pelo Legislativo

Publicado em 14 de junho de 2017

A APP Sindicato foi homenageada segunda-feira, à noite, com a Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Paranavaí, de iniciativa do vereador Carlos Alberto João (PT), o Proferssor Csarlos, em comemoração aos seus 70 anos de existência. A cerimônia foi prestigiada por muitos integrantes da direção estadual da APP Sindicato e do Núcleo de Paranavaí, em especial, a presença do presidente, professor Hermes Silva Leão.
“Definitivamente, a união faz a força. E a APP comprova este dito popular. […] Há 70 anos, educadores e educadoras do Estado do Paraná, constroem uma entidade, no sentido cantado pelo poeta Maiakovski, capaz de atravessar tempestades, romper amarras e vencer guerras. A APP Sindicato é um grande navio que navega nas ondas do agitado mar da história para construir o sonho da escola pública para todos e todas, emancipatória e com qualidade social. A entidade tem uma história repleta de sonhos, lutas e muita ousadia. E foi através da união que ela tornou-se cada vez mais importante. […] As conquistas políticas e educacionais são fruto da APP pelo direito à educação e na estruturação dos direitos da categoria. Parabéns APP Sindicato, pelos 70 anos! Parabéns trabalhadores e trabalhadoras da educação”, parabenizou o vereador Carlos João.
Após a saudação, o vereador entregou aos dirigentes do diretório estadual, professores Hermes Leão e Celso Santos e ao presidente da APP – Núcleo Paranavaí, professor José Manoel de Souza, a honraria.
Os vereadores também foram contemplados com os livros “29 de abril Repressão e Resistência” e “70 Anos de Luta e Resistência em Defesa da Educação Pública”.
Em seu pronunciamento, o presidente da APP, Hermes Leão, saudou os vereadores, os dirigentes e associados e os presentes na sessão, relembrou a história da APP e pediu mobilização e apoio da sociedade em prol da defesa dos direitos dos trabalhadores. “A APP Sindicato surge no dizer do professor Faustino Fávaro, a principal liderança da origem da APP Sindicato no final dos anos 40, quando professores se uniram no Instituto de Educação do Paraná e no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, para fundar esta entidade, e cumprirem um objetivo central que era o chamado mundial para a reorganização da sociedade, dos países, após a tragédia da segunda guerra mundial. […] E esses educadores então dão origem a esta entidade, da qual me orgulho neste momento de estar presidindo, compartilhando esta tarefa com a direção estadual, com a direção de 29 núcleos sindicais da nossa entidade, fazendo esta luta de origem que é a organização dos trabalhadores, a defesa dos direitos de professores e funcionários de escola e a defesa intransigente da escola pública como principal porta de entrada para a cidadania, para o desenvolvimento econômico, cultural e social de todas as gerações. Neste sentido, a APP Sindicato vem fazendo esta luta de 70 anos, produzindo formulações importantes que levaram avanços de direitos da nossa categoria, levaram avanços no processo de gestão escolar, em conteúdos importantes, mas sobretudo colocando muito fortemente a defesa da escola pública de qualidade para todos. […] Quero agradecer ao conjunto de vereadores que apoiaram e votaram de forma unânime. Dizer que para nós é muito importante… No momento em que a APP Sindicato vai reafirmando entidade de defesa dos direitos da nossa categoria, mas uma entidade que faz a luta da defesa da escola pública e neste momento também comprometida com a pauta dos trabalhadores do nosso país. Porque unidos a gente pode muito mais.”, discursou Leão.

Alda - 391x69

21 comentários sobre “APP-Sindicato homenageada pelo Legislativo

  1. De associação antes respeitável, a penduricalho de partido político.
    Tsk…tsk…Nem uma referência ao lugar no pódio da qualidade do ensino no Brasil, lá na rabeira.

  2. Senhores vereadores
    Com o devido respeito aos homenageados, mas entendo que nossa gente está saturada de tantas homenagens e carente de atitudes relevantes para o interesse comum.
    Além de homenagens e quebra-molas, esperamos um posicionamento significativo como ações que promovam o resgate da dignidade da nossa população perante aos serviços prestados na saúde, ao combate a carência de centros de lazer como parques e espaços esportivos, combate a indústria de multas de trânsito, precariedade da malha viária, investigação do escândalo da rádio paranavaí, projetos culturais, inadimplências de IPTU dos proprietários de inúmeros imóveis, identificação de nomes de ruas, programas de geração de empregos, programas de assistência social, combate aos super salários da prefeitura e questionar a prefeitura quando ela exigir calçadas transitáveis enquanto a mesma possui vários imóveis sem o devido calçamento. Chega de hipocrisia. Faça valer os votos que lhes elegeram.

    • Nada melhor então que uma homenagem à Educação, ferramenta capaz de ajudar a criar cidadãos que serão os futuros edis desta cidade, e bem educados, consigam perceber melhor as demandas da sociedade no seu todo.

      • Sou totalmente favorável a valorização da educação. Mas essa educação que me refiro não se limita a aprender a ler e calcular. Acredito ser legítima a luta dos professores por melhores salários e condições para o ensino, como também poderiam reivindicar ferramentas que estimulassem a criança a conhecer o prazer da leitura. Pois é através da leitura a única possibilidade de formarmos cidadãos com senso crítico e discernimento para escolherem seus representantes na política.

  3. Tão respeitável que seus membros podem ser espancados, vilipendiados em sua honra, perseguidos politicamente… E tudo isso pela Direita acéfala mais reacionária que colocou a cabeça para fora nos últimos 50 anos, que se consubstancia no PSDB do Paraná. (…)

  4. Numa escola em que Drummond de Macedo dá aula, neto meu não se matricula.
    Cruz credo!

    • Então não o traga para Marilena. Aqui, só tem uma… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

      • Nunca foi e nunca será, o dia que ele for prefeito de paranavai mudo de cidade, como o cara vai se tornar prefeito se apenas incentiva greve e a pensa em aumento de salário de professor?

  5. Meu Deus cada coisa isso, homenagem a esse povo que andam de barriga cheia e sempre quer mais td (…) acho que antes de homenagear eles temos que avaliar como está as escolas os ensinamentos que esse professores estão dando para nossos filhos, não apoio isso, eles só pensam em greve greve todo ano, estão piores que os bancários.

    • É só olhares os cadernos e os livros de teus filhos…. participar da vida escolar deles, ser membro das APMF’s… Viu como é fácil? E, é claro, mudar de fake, pois de ‘revoltado’ não tens é nada.

      • Kķkkk. Garanto a você que q já faço de isso mas sentar na sala de aula e falar responda as perguntas do livro até meu peixe faz isso, quero ver ensinar de verdade, pra mim vcs só pedem greve e mais ficam induzindo as crianças e os jovens a apoiar seus atos pq não tentam influenciar alguém um pouco mais vívido, ou so sabem fazer isso com jovens. Vcs não sabem o quanto prejudicam eles com essas greves de vcs, se fossem professores de verdade queriam o melhor deles e não prejudicar como fazem.

        • Cidadania não deve fazer parte da Educação? Democracia participativa? Ação popular? Formar cordeiros adestrados é tua ideia de Educação? Falas em prejuízo… Prejuízo para quem? Para os que necessitam dos ‘crechões’ abertos por interesse pessoal e não social?

  6. É só “olhares” ….. participar então deveria ser participares – questão de concordância, teacher. Vistes como é fácil? … de revoltado não “tens” é nada.

    Tadinhos dos alunos de Marilena.

    • Lamento se minha ‘concordância’ ofendeu teu purismo linguístico… Gostaria de ver tanta atenção nas análises políticas que fazes.

  7. Como tem gente tapada!!! Acha q professor só faz greve por dinheiro! Precisam aprenderam muito sobre o movimento dos trabalhadores da educação!

    • O mais que aprendo a respeito de greves de professores, é que, além de pensarem exclusivamente neles, também o fazem motivados por ranço político, teleguiados pela APP.

      • Como se a defesa abjeta que fazes dos inimigos da educação te desse algum aprendizado.

  8. Defender A educação não é enxergar o bolso de professor não, é sim valorizar a educação como um todo, não é um sindicado político que vai ajudar a educação, só pensam em si mesmo, funcionário público já sabe como é, tinha que acabar com esse funcionalismo urgente.

  9. Professor: Observância de erros crassos, vistosos, primários, nem arranha o que você chama de purismo linguístico.
    Nada como uma revisão gramatica, mesmo que superficial, para evitar passa vergonha diante dos alunos marilenenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.