Na sexta-feira da semana passada, a secretária municipal de Saúde, Andréia Vilar, visitou a Farmácia Municipal e anunciou que o atendimento em período integral seria retomado em no máximo 15 dias. O prazo dado pela secretária está sendo cumprido antes do previsto, já que a partir da próxima semana a Farmácia vai dar atendimento ao público das 8 às 16h30.
“Estamos acertando os últimos detalhes de escalas para que até o dia 20, no máximo, o atendimento em período integral comece. A ideia é que a Farmácia fique aberta por pelo menos 8 horas, de segunda a sexta-feira. Isto só está sendo possível graças aos esforços do município para restabelecer um convênio com o curso de Farmácia da Unipar. Através do convênio, vamos ter reforço de profissionais farmacêuticos para o atendimento. Desde o primeiro dia de mandato, a administração vinha buscando alternativas para solucionar o problema e atender à expectativa da população pela ampliação do horário de atendimento na Farmácia Municipal. Agora estamos conseguindo regularizar esta situação”, destaca a secretária.
Atualmente, a Farmácia Municipal atende em média 400 pacientes por dia e o município contratou 4 atendentes e 7 estagiários do Curso de Farmácia, garantindo o atendimento durante o horário comercial. Com a retomada do convênio com a Unipar, a equipe terá reforço no número de estagiários e também de duas farmacêuticas a mais para coordenar o trabalho de entrega dos medicamentos.
“Além disso, estamos trabalhando na elaboração de um novo concurso público, com abertura de vagas para a contratação de novos farmacêuticos. Também já está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei que amplia (dobra) a carga horária das farmacêuticas que tiverem interesse. Todas estas medidas vão nos ajudar a aprimorar o atendimento à população”, frisou Andréia.