A vice-prefeita Jeanne Kato (PSD) pode assumir como Prefeita de Paranavaí no segundo semestre deste ano. Segundo nota distribuída pela Prefeitura, na terça-feira, em visita a cidade, o diretor-financeiro da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Joarez Lima Henrichs, informou que o nome do prefeito KIQ (PSDB) foi indicado para “participar de uma missão pela Europa no segundo semestre deste ano. Ele deve fazer parte de uma seleta comitiva de prefeitos brasileiros que vão passar 10 dias nos principais países europeus para conhecer as inovações na gestão pública”.
Na volta, informou o representante da CNM, KIQ e os demais prefeitos “vão repassar as experiências para lideranças dos mais de 5 mil municípios brasileiros”.
Na ausência de KIQ, Jeanne assume como prefeita.
Será a segunda mulher a assumir o cargo, ainda que interinamente. Anteriormente a então diretora do fórum, a juíza (hoje aposentada) Terezinha Ribeiro Ruzzon também assumiu interinamente o cargo de prefeita de Paranavaí.
Foi na gestão do então prefeito Teruo Kato (PMDB). Ele fez uma viagem aio exterior e o seu vice da época, Rogério Lorenzetti não quis assumir porque poderia se tornar inelegível. Era ano eleitoral e Lorenzetti pré-candidato a deputado federal. Pela mesma razão, o presidente da Câmara, Everaldo Tatinha Avelar, não assumiu e disputou uma cadeira de deputado estadual. Pela linha sucessória, a juíza assumiu o cargo.
Será que ela vai imitar o titular e pintar uma parede do gabinete de cor-de-rosa?
Duvide-o-dó que ela assume!