Machado gravou Jucá e Renan para livrar-se da cadeia

Publicado em 25 de maio de 2016

Para analistas ficou clara a estratégia de Sérgio Machado: no desespero, para livrar-se da cadeia, extrair elementos de Romero Jucá e de Renan Calheiros, para convencer a Justiça a homologar o acordo de delação premiada.
À procura de quem confirme suas acusações ao PSDB, assim como no caso de Jucá, Machado repete “não sobra ninguém”.
Se era esta a intenção deu certo. A delação premiada de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, foi homologada ontem por Teori Zavascki e suas gravações passam a ter valor jurídico.
Trechos das conversas entre Renan Calheiros e Sérgio Machado circulam nas mídias:
RENAN – Antes de passar a borracha, precisa fazer três coisas, que alguns do Supremo [inaudível] fazer. Primeiro, não pode fazer delação premiada preso. Primeira coisa. Porque aí você regulamenta a delação e estabelece isso.
MACHADO – Acaba com esse negócio da segunda instância, que está apavorando todo mundo.
RENAN – A lei diz que não pode prender depois da segunda instância, e ele aí dá uma decisão, interpreta isso e acaba isso.
MACHADO – Acaba isso.
RENAN – Tem que botar o Lula. Porque é a intuição dele…
MACHADO – Aí o Lula tem que assumir a Casa Civil e ser o primeiro-ministro, esse é o governo. Ela [Dilma] não tem mais condição, Renan, não tem condição de nada. Agora, quem vai botar esse guizo nela?
RENAN – Não, [com] ela eu converso, quem conversa com ela sou eu, rapaz.
MACHADO – E ele está disposto a assumir o governo?
RENAN – Eu defendi. [Ele] me perguntou, me chamou num canto. Eu acho que essa hipótese, eu disse a ele, tem que ser guardada, não pode falar nisso. Porque se houver um quadro de radicalização institucional, e ela [Dilma] resolva ficar para guerra…
MACHADO – Ela não tem força, Renan.
RENAN – Mas aí, nesse caso, ela tem que se ancorar nele.
MACHADO – Meu amigo, então é isso, você tem trinta dias para resolver essa crise, não tem mais do que isso. A economia não se sustenta mais, está explodindo…
RENAN – Queres que eu faça uma avaliação verdadeira? Não acredito em 30 dias, não. Porque se a Odebrecht fala e essa mulher do João Santana fala, que é o que está posto…
E depois:
MACHADO – Mas, Renan, com as informações que você tem, que a Odebrecht vai tacar tiro no peito dela, não tem mais jeito.
RENAN – Tem não, porque vai mostrar as contas.
MACHADO – [Dilma] acabou. E o Lula, como foi a conversa com o Lula?
RENAN – O Lula está consciente, o Lula disse, acha que a qualquer momento pode ser preso. Acho até que ele sabia desse pedido de prisão lá…

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.