Tetilla: “Acredito na administração participativa”

Publicado em 20 de maio de 2016

O prazo para a realização das convenções partidárias se aproxima. Começa em 20 de julho e termina em 5 de agosto.
Até aqui, as especulações foram muitas. Pré-candidatos se apresentaram e foram apresentados, mas os nomes à disputa ao cargo de prefeito de Paranavaí continuam uma incógnita.
O que os partidos declaram através de entrevistas à mídia nem sempre reflete a realidade, pois o momento é de jogar o jogo político. Contudo, nos bastidores o assunto é maturado e as decisões serão tomadas com base em pesquisas de opinião, nas negociações e nos apoios consumados.
Como forma de contribuir com o processo e elevar o nível das discussões, decidimos levar ao conhecimento do público informações a respeito da motivação, propostas, projetos e visão político-administrativa dos pré-candidatos.
As publicações serão feitas por ordem de recebimento.


Valdir Tetilla (PMDB) é o nosso primeiro entrevistado.


Taturana – Que razões levaram você a colocar seu nome à disposição para disputar a Prefeitura de Paranavaí?

Tetilla – Paranavaí é a cidade em que nasci, fui criado e criei meus filhos. Todas minhas conquistas pessoais e profissionais foram graças a nossa gente, de Paranavaí e Região. Amo minha Cidade e tenho muito orgulho de viver aqui. Sempre participei de ações politica/participativas e de voluntariado. Acredito que minha experiência de serviços prestados como Secretário Municipal de Saúde e Diretor Regional de Saúde (Noroeste) e o amor ao próximo me levam às razões de colocar meu nome à disposição.

Taturana – Se o seu nome for homologado pela convenção do seu partido, quais as principais propostas que levará ao eleitor?

Tetilla – Acredito muito na administração participativa. Tenho consciência de várias necessidades de nosso Município, entretanto, somente ouvindo a comunidade e as lideranças poderemos defini-las, por ordem de prioridade. É o que estamos programados a fazer.

Taturana – De onde sairão os recursos para colocar em prática suas propostas?

Tetilla – Para conseguir recursos, assim como na vida pessoa profissional, precisamos de bons projetos. Não há governo, em todos os níveis, que não se curve a reinvindicações com argumentos irrefutáveis a respeito de suas necessidades.

Taturana – O que o leva a acreditar que poderá vencer as eleições deste ano?

Tetilla – Para ser aceito por um empregador, como candidato à função, devemos apresentar um currículo com nossas experiências, passar pelo crivo de testes, entrevistas e ser bem avaliado. Acredito que estou apto para a função de prefeito municipal. Entretanto, neste caso, como o empregador é o eleitor, ele é que irá analisar cada candidato.

Taturana – Sua eleição conta com quais apoios?

Tetilla – Tenho conversado com lideranças do meu partido nos níveis federal, estadual e municipal e todos têm me incentivado bastante, mesmo porque, a sociedade clama por novas lideranças e consequentemente novas opções.

Taturana – Você estava afastado da política desde há vários anos. Por que resolveu voltar?

Tetilla – Nunca me afastei da política. Sempre acompanhei de perto nos bastidores. Não digo que resolvi voltar e sim quero participar mais ativamente e praticá-la mais intensamente, aproveitando o momento e acreditando muito na volta ao respeito e à credibilidade das instituições quase que perdidas nas últimas duas décadas.

Taturana – Como você não é o único pré-candidato declarado do PMDB ainda não tem o apoio de todas as lideranças de seu partido. Como conseguirá ser o candidato de consenso do partido?

Tetilla – Estou em um partido democrático e a unanimidade não seria lógica. Por ter esta consciência, não tenho essa pretensão. Com muita humildade tenho conseguindo importantes apoios internos, principalmente em nosso diretório e claro, aceitarei com tranquilidade as decisões do Partido. Aqueles que não se manifestarem a meu favor continuarão tendo meu respeito e compreensão. Como já afirmei vivemos numa democracia.

Taturana – As pesquisas apontam que melhorias na saúde está entre as principais reivindicações da população. Como você foi secretário de Saúde, o que que faria para melhorar o setor? De onde sairão os recursos? O Hospital Municipal seria uma alternativa?

Tetilla – Como já comentei, tenho experiência em saúde pública. Acredito que posso contribuir bastante neste setor. Tenho consciência que nesta administração e nas que antecederam foram resolvidos os problemas de logística de postos de saúde. Temos agora de unirmos forças para o trabalho de prevenção e de resolutividade (especialidades).
Quanto ao Hospital Municipal, precisa ser discutido com a sociedade organizada, prestadores de serviços e Conselho municipal, pois é assunto muito delicado. O candidato não pode ser leviano em prometer sem saber da complexidade e da viabilidade dos recursos para materializar o projeto. Podemos ter outras opções. Tudo dependerá da vontade política, do próximo governante e dos recursos necessários.

Alda - 391x69

14 comentários sobre “Tetilla: “Acredito na administração participativa”

  1. Pingback: Blog do Taturana começa uma série de entrevistas com pré-candidatos a prefeito de Paranavaí | Joaquim de Paula

  2. Tenho uma eterna dívida de gratidão com o Dr. Valdir Tetilla. Não estaria aqui digitando se esse enviado de DEUS não tivesse interferido em minha vida para acabar com minha dependência de alcoolismo. Há muitos anos uma senhora, em Nova Olimpia, me disse: “Nas horas difíceis, DEUS nos envia Anjos em forma de pessoas para nos ajudar.” Já tive Anjos me ajudando e com certeza absoluta posso afirmar que o Dr. Valdir Tetilla é um deles. Esse filho de Paranavaí é um exemplo, em todos aspectos, de um ser humano verdadeiro filho de DEUS. Quem conhece a sua trajetória de vida, suas lutas e suas conquistas sabem que estou sendo sincero. Tenho certeza absoluta que Dr. Valdir Tetilla está preparado e qualificado para ser um dos melhores prefeitos de Paranavaí. Levantar a bandeira do Dr. Valdir Tetilla não é uma missão pela minha gratidão ou por ser peemedebista, vai muito além, é uma honra e a maior demonstração de amor e solidariedade que posso expressar aos irmãos paranavaienses. Rogo a DEUS que ilumine e abençoe sua nova jornada.

    • Fuscão.

      Como já trabalhamos juntos em rádio durante alguns anos, posso afirmar com toda certeza que você está sendo sincero e não querendo apenas “encher a bola de um pré-candidato”. Há vários anos, você sempre elogiava e agradecia o Dr.Tetilla por ter te ajudado na luta contra o o alcoolismo. E você conseguiu essa grande vitória. Dr. Tetilla, nessa ocasião em que te deu força, era o secretário municipal da saúde e se envolveu de corpo e alma pra te dar um tratamento “de primeira”, numa cidade do interior paulista, não me lembro bem se era São José do Rio Preto ou Ribeirão Preto. Você foi lá recebeu todo o protocolo de luta contra o alcoolismo, com um atendimento de primeiro mundo. Foi a tua salvação. Você mudou completamente. Largou de beber e mudou radicalmente. Lembro da sua alegria e da felicidade em ter conhecido o Dr.Tetilla. Na saúde, segundo se comenta até hoje, ele foi um dos melhores secretários municipais. Com isso, não quero desmerecer outros ex-secretários. Quando li o seu comentário aqui no blog, me emocionei, pois sei que ali não estava puxação de saco e nem papo de correligionário. Simplesmente, a verdade escrita por uma pessoa de bem, que é você, meu amigo Fuscão.

      Fusco, como diria o saudoso Chico Anysio: ” Tô certou ou tô errado???

      • Correto, como sempre amigo Joaquim de Paula. Garanto-lhe que estou respondendo seu questionamento com lágrimas nos olhos. Você Mestre “Quim” foi um dos Anjos que também me ajudou e tem minha eterna gratidão. Quando agradeço as pessoas que me ajudaram, acabo sem querer, sendo eloísta em faze-lo somente em meu nome, o correto é em nome de minha esposa, meus filhos, meus netos enfim de toda minha família. Obrigado por credibilizar meu comentário sobre o Dr. Valdir Tetilla. DEUS ilumine e abençoe você e família.

        • Fico contente em ver o time dos ex-copistas, aumentando o seu quadro. Parabéns, Edson, pela tua vitória contra o balcão do buteco. Também sei – experiência própria, um litro ou mais de estilado (dreher, estanheger, vodka, cachaça pura ou misturada com sei lá quantas raízes, limões) – Em 26 e 27 de julho de 2007 amarrei um fogo histórico em Sanzabel – os dois dias e a noite no meio. Foi a despedida. Um milagre que tributo a minha madrinha Nossa Senhora de Fátima. E não me tornei no ex-bebâdo chato. Continuo indo aos butecos, conversando e brincando com a turma toda. Às seis da tarde vou ao bar (uma confraria) ao bar do Roque jogar esnuque. Não faço feio. E tomo uma mineral, como uma cocada ou os pastéis e espetinhos feitos pelo dono. Daqui dois meses, portanto, 9 anos a seco. O mesmo em relação ao pito. Que Deus nos ajude!

          • Obrigado Parreiras Rodrigues, grande escritor, poeta e de origem da nossa querida Santa Isabel do Ivaí. Nossas vitórias são comemoradas também por nossas famílias. Conto também com a proteção de minha madrinha Nossa Senhora Aparecida. Dia 12 de outubro, dia do meu aniversário, ao meio dia, no momento do foguetório, meus olhos lagrimejam, agradeço a Ela por sua intercessão a DEUS em meu benefício, da minha família e dos nossos irmãos brasileiros. Abraços irmão!

  3. Quem fala assim…é porque conhece…o Sr.VT é puro-sangue…tá mostrando que além de ser uma pessoa humanamente falando…é também um doutor em saúde,pois foi o melhor secretário da saúde na administração do Dr.José Augusto e hoje tem todas as condições de se tornar nosso prefeito e assim como poucos tem vontade prá isso.
    Eu e toda minha família damos um voto de confiança a ele,e esperamos que toda população faça o mesmo!

  4. Muito bonito de sua parte sua humildade e este reconhecimento ao dr Tetilla. Além de ser um profissional respeitado o Tetilla é um cara humano. Daquelas pessoas amorosas que estão desaparecendo deste nosso mundo de desigualdades. Creio que o povo da nossa paranavaí saberá escolher. temos aí um excelente candidato e lhe desejamos boa sorte

  5. Mas bah tchê! Este Tetilla é um guri dos bão. Pra melhorar só se tivesse nascido no chão sagrado do Rio Grande do Sul. Mas aí também já seria demais pra concorrência!
    A hora da renovação é esta e não podemos perder a oportunidade.
    Vamos lá gauchada velha de guerra!

  6. um Cara Respeitado Mas se For Cezar Alexandre com o Pó Royal na Vice a Eleição está ganha para eles, MAs se o Pó royal abandonar o CEZAR que amigo seria esse??? ele perderia aleição ficaria em ultimo

  7. Mano do céu. Eu tinha prometido não participar mais deste blog porque um tal de argonauta me deu uma ensaboada uma vez. em todo caso mano tem coisas que vem em primeiro lugar. este dr Tetilla é um destes casos. cara 10 malandro. a coisa ta ficando boa malandro. pelo menos um bom candidato ja temos.

  8. VT é assim que o chamo…quem te conhece…sabe quem voce é e quem nao tem conhece tem a oportunidade de te conhecer…Feliz daquele que tem um AMIGO como voce…sou um felizardo por isso…um forte abraço e sucesso nesta nova fase da sua vida…Sucesso!!!!

  9. dr valdir tetila alem da simplicidade na minha opiniao o mais capacitado para gerir o municipio

  10. e isso ai meu amigo anjo de deus so voce para fazer eu voltar a participar e acreditar que anjos podem ser alem de nos proteger podem ser nosso prefeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.