Do Blog do Praxedes
A eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí e Região deve ocorrer entre outubro deste ano a fevereiro de 2017 e já está causando polêmica. A atual diretoria tem se recusado a fornecer a lista de filiados, inclusive a pedido extrajudicial via cartório de um dos associados. É que só podem votar os associados com mais de um ano de filiação. A atual diretoria teria feito um grande número de filiações em janeiro e pensa em convocar a eleição para fevereiro do ano que vem. Ao não divulgar a relação, evita-se que possíveis candidatos façam campanha. Esta é uma prática antiga, conjugada com a divulgação do edital de convocação da eleição em órgão de imprensa pouco lido nestas paragens, e que gera a criação de verdadeiros “feudos” nas entidades sindicais. O grupo que hoje está na direção do Sindoscom permanece no poder há mais de vinte anos. Mas o reinado pode estar prestes a acabar. A chapa intitulada Renovação já está em campanha e distribuiu dois mil panfletos na véspera dos Dias das Mães.
Por oportuno, Taturana, com as adaptações necessárias, repito aqui o que já disse no blogue de nosso amigo comum Joaquim de Paula:
Agora é que é a hora e a vez da oposição (Chapa Renovação) mostrar a que vem. Diante de suposta resistência ao cumprimento da Lei por alguém só há um remédio: o Poder Judiciário. E como é de conhecimento geral, O DIREITO NÃO SOCORRE A QUEM DORME.
Digo isto porque já li por diversas vezes (…) no blog [do JP] comentaristas se mostrando contrários e até raivosos à atual diretoria do Sindoscom. Porém, credito a longevidade da direção sindical atual não a supostas estratégias eleitorais espúrias, antes ao comodismo dos que poderiam lhe dar combate democrático via eleição limpa, mas se mantém em suas zonas de conforto.
Repito: agora é chegada a hora de mostrar real disposição; reclamação sem ação não gera solução nem mudança alguma. Boa sorte aos integrantes de ambas as chapas.